Veja porque você deveria ter um escritório de advocacia digital

Aquela figura do advogado em sua mesa de escritório, em meio a livros enormes e documentos em papel, parece estar com os dias contados. Graças à transformação digital no Direito, é possível perceber novos comportamentos e estratégias, dando espaço para o escritório de advocacia digital.

Ele tem como características a possibilidade de ter colaboradores trabalhando de casa, atender a clientes por WhatsApp ou consultar acompanhamento de processos remotamente. Trata-se de um novo contexto de empreendimento, que colhe benefícios como maior agilidade, produtividade e redução de custos.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça o que, de fato, é um escritório digital e quais as vantagens de ter um. Também, perceba quais estratégias são importantes para implementá-lo. Confira!

O que é escritório digital?

Considera-se escritório digital aquele cujo o atendimento é feito de forma online, e as informações geradas e armazenadas por ele são presentes no meio online. Isso quer dizer que são utilizadas ferramentas tecnológicas que permitem que o escritório de advocacia armazene e ofereça serviços em nuvem, realize chamadas de vídeo e outros recursos.

É possível, dessa forma, que os colaboradores trabalhem de forma remota e sincronizada. Além de toda essa mudança tecnológica, o mais importante de um escritório de advocacia digital é a mudança de cultura organizacional.

Isso significa que todos os colaboradores e a direção do escritório estão empenhados e alinhados com as mudanças que a digitalização exige. Assim, torna-se possível realizar uma mudança estrutural focada na inovação e resolução de problemas percebidos pelo setor jurídico e com objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais da área.

Quais os motivos para investir em um escritório de advocacia digital?

O escritório de advocacia digital pode parecer uma ideia muito futurista, que tem pouco respaldo na prática. Na verdade, esse processo traz muitos benefícios, como aumento de segurança dos dados, flexibilidade dos processos e redução de gastos. Vejamos mais detalhes, a seguir.

Centralização e segurança das informações

Ter documentos espalhados pelo escritório ou acumulados em pastas físicas não faz parte da realidade do escritório de advocacia digital. Isso porque, nesse tipo de empreendimento, todos os documentos são digitalizados. As informações são guardadas em nuvem e centralizadas em um único lugar.

Esse tipo de armazenamento se mostra mais seguro. Por exemplo, documentos guardados em pastas físicas podem facilmente ser extraviados ou perdidos. Já os documentos guardados em nuvem têm cópia de segurança, são constantemente monitorados e podem somente ser acessados com a utilização de senhas específicas.

Dessa maneira, é preciso autorização para acesso aos documentos. Além disso, é possível observar o rastro de procura feita pelos usuários, caso ocorra algum problema.

Flexibilidade dos processos

Uma das dificuldades dos escritórios de advocacia tradicionais é separar toda a documentação para que os advogados trabalhem com os processos. Por exemplo, em situações onde é preciso levar documentação para defender uma causa em outra cidade.

Com o escritório de advocacia digital, essa situação inexiste. Isso porque, como os dados são organizados em nuvem, o profissional tem flexibilidade para acompanhar os processos em andamento a qualquer momento e em qualquer lugar.

Redução de custos

As finanças também são diretamente impactadas com a implementação de um escritório de advocacia digital. Isso porque as atividades, quando digitalizadas, exigem baixo custo de manutenção. Por exemplo, não é preciso gastar com material de escritório, comprar papéis e também na manutenção do espaço físico.

O maior investimento vai ser dedicado à instalação de um sistema capaz de centralizar todas as informações do escritório, por exemplo, um software jurídico. Em longo prazo, isso se torna extremamente fiável, devido às grandes vantagens de ter um escritório digital.

Mais tempo para se dedicar à tomada de decisões

Um escritório de advocacia tradicional, geralmente, gasta muito tempo com questões burocráticas e de logística. Por exemplo, organização de arquivo físico e toda a papelada gerada diariamente.

O escritório de advocacia digital usa a tecnologia, justamente, para tomar conta dessas atividades mais exaustivas. Dessa maneira, as equipes poderão se dedicar mais a questões mais complexas, tendo melhor desempenho na tomada de decisões.

Quais estratégias para ter um escritório de advocacia digital?

Quais são as maiores dores do seu escritório de advocacia, atualmente? E como a tecnologia pode ajudar nisso? Essas são as questões basilares para você começar a implementar um escritório de advocacia digital. Vejamos, a seguir, mais detalhes para esse processo.

Tenha um objetivo para tecnologia

Toda transformação digital necessita de um objetivo. Sendo assim, antes de iniciar suas pesquisas sobre as ferramentas existentes no mercado que podem ser aplicadas em seu escritório, tente refletir sobre quais gargalos você precisa resolver.

Ou então, simplesmente, perceba qual o objetivo está sendo alcançado ao contratar esse tipo de serviço ou produto. Ao começar a implementar o escritório de advocacia digital sem objetivo, é possível que você perca tempo e dinheiro.

Não tenha medo de arriscar

Em seguida, ao encontrar os gargalos e as tecnologias necessárias, é importante se aprofundar sobre elas. Assim, você tomará a decisão mais estratégica.

Agora, é interessante não ter medo de mudar e de implementar novas formas de trabalhar. A integração de processos no seu escritório em nuvem pode assustar no início, trazendo uma pequena insegurança. Mas saiba que, para efetivamente aproveitar as tecnologias, é preciso não ter medo de arriscar.

Faça uso da tecnologia para fidelizar e angariar mais clientes

Além de melhorar processos internos, otimizar a agenda e o tempo dos advogados do seu escritório, a mudança permite dedicar seus esforços para fortalecer o relacionamento com os clientes atuais e angariar novos. Para isso, vale a pena ampliar o uso de tecnologias, como explorar as possibilidades do marketing digital.

Essa estratégia, quando bem utilizada, pode ampliar rapidamente a cartela de clientes do escritório.

Essas foram algumas informações sobre escritório de advocacia digital. Para esse tipo de processo, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a BipBop. Ela pode oferecer soluções tecnológicas surpreendentes, como mineração de dados e inteligência competitiva.

Quer conhecer mais sobre tudo o que a BipBop pode oferecer a seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo!

Veja porque você deveria ter um escritório de advocacia digital
Compartilhe isso