Transformação digital no direito: o que é preciso saber sobre o tema?

Quando o tema é transformação digital, muitos empresários acreditam que ela seja voltada especificamente para as empresas de tecnologia. Mas, na verdade, atualmente ela começa a ocupar espaços em diferentes setores, como é o caso na área do direito.

Entretanto, esse processo não se limita a agregar novas tecnologias nos escritórios de advocacia. Trata-se de uma mudança estrutural focada na resolução de problemas percebidos pelo setor jurídico e com o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais da área.

Acompanhe este texto e conheça como tem ocorrido a transformação digital no direito e quais são as tecnologias utilizadas. Também perceba como uma empresa especializada pode ajudar a implementar esse tipo de processo. Boa leitura!

Como acontece a transformação digital no direito?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, no Brasil, somente no ano de 2018, foram aproximadamente 79 milhões de processos em tramitação. Acompanhar esses processos de forma manual ou não tecnológica se mostra muito oneroso para os escritórios de advocacia.

Para poder gerenciar esses dados e, inclusive, explorá-los de maneira mais eficiente, a transformação digital no direito tem sido uma solução. Algumas tecnologias têm melhorado o desempenho tanto para buscar dados sobre esses processos quanto para agilizar suas tramitações.

guia de como inovar no meio jurídico

Quais as tecnologias que podem ser aplicadas?

Diante da grande oferta de dados produzidos no setor jurídico, hoje em dia, várias tecnologias podem ser utilizadas. As duas principais delas são inteligência artificial e cloud computing.

A primeira diz respeito à utilização de softwares ou robôs capazes de monitorar o sistema do judiciário. O objetivo é capturar qualquer novo desenvolvimento em um processo que está sob a responsabilidade de algum advogado, em determinado escritório.

Já o cloud computing, que pode ser traduzido como computação em nuvem, permite que os dados sejam salvos na internet. Ou seja, não há necessidade de arquivar fisicamente todos os processos. Para buscar alguma informação ou acompanhar um processo, basta acessar um aplicativo pela internet.

Como ela afeta a produtividade?

A rotina no escritório de advocacia é bastante dificultada sem o uso de tecnologias voltadas para a área do direito. Como exemplo, imagine que um advogado deve buscar no arquivo físico os dados do processo para dar algum encaminhamento. Isso, no mínimo, faz com que a tramitação do processo seja mais demorada.

Com a transformação digital no direito, é possível receber uma notificação em tempo real no computador ou até mesmo em seu próprio celular sobre uma atualização de algum andamento processual. Isso ajuda a aumentar a produtividade no escritório ao ganhar mais tempo com as comodidades tecnológicas.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Muitas vezes, para sanar as demandas da sua empresa você precisará aplicar soluções tecnológicas, para isso vai ser necessário consultar uma ajuda profissional. Caso sua empresa tenha grande necessidade de consultar bancos de dados, é a hora de procurar pela BIPBOP. Nossa empresa disponibiliza uma API para softwares jurídicos capaz de atender às demandas de coleta de dados do seu escritório de advocacia.

A API apresenta diversas funcionalidades, como a categorização dos andamentos dos processos e a classificação dos polos do processo judicial, o que significa que as informações estarão separadas em grupos distintos para que seja mais fácil acessá-las.

Apresentamos alguns detalhes sobre a transformação digital no direito. É importante destacar que a jurimetria pode ajudar a tomar decisões baseadas em dados. Isso garante o aumento das chances de sucesso nos processos judiciais, o acesso rápido ao banco de dados e a otimização da produtividade da equipe.

As informações deste artigo foram importantes para você? Então, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos!

Transformação digital no direito: o que é preciso saber sobre o tema?
Compartilhe isso