Como usar a tecnologia para acompanhar um processo judicial? Confira!

A tecnologia implementada no escritório advocacia pode trazer uma série de oportunidades de crescimento. Por exemplo, é possível ter ganho de velocidade e otimização das práticas internas. Também é notória a facilidade para acompanhar processo judicial utilizando ferramentas digitais.

Há tempos, a realização dessas tarefas era desempenhada por meio de papéis e atendimentos presenciais. No entanto, hoje em dia, as possibilidades tecnológicas permitiram maximizar as perspectivas e potencializar a canalização de recursos.

Acompanhe este texto e conheça quais as vantagens de ter a tecnologia para acompanhar um processo judicial. Também, conheça algumas soluções já disponíveis no mercado. Confira!

As vantagens de usar tecnologia para acompanhar um processo judicial

Utilizar a tecnologia para acompanhar um processo judicial pode ser bastante vantajoso em muitos detalhes. Por exemplo, há considerável aumento da produtividade no escritório, além da diminuição de erros e da melhoria das estratégias. Vamos conhecer mais detalhes, a seguir.

Maior praticidade

Realizar pesquisas em domínios públicos do judiciário pode ser algo difícil e bastante trabalhoso. Afinal, o volume de documentos é extremamente grande e a busca por palavra-chave feita manualmente pode gerar dificuldades para achar os dados certos.

Com o uso da tecnologia, esse processo pode ser consideravelmente melhorado. Por exemplo, com um software jurídico, o sistema opera de maneira ágil e inteligente, buscando as palavras e as informações de maneira automatizada.

Além disso, o software pode emitir informações categorizadas quando necessário. Dessa maneira, o escritório de advocacia reduz o retrabalho e ganha maior praticidade.

Aumento da agilidade

Ao lidar com grande volume de informações e processos, o escritório de advocacia precisa encontrar maneiras de aproveitar melhor o tempo e ganhar mais velocidade na execução de tarefas diárias. Dessa maneira, a empresa eleva o volume de atendimentos e otimiza os resultados.

Mas se o hábito de acompanhar um processo judicial for manual, é muito difícil que a empresa ganhe competitividade em relação a esses fatores. Afinal, a equipe acaba perdendo muito tempo com fluxos burocráticos e corre o risco de cometer erros.

Com a tecnologia para acompanhar processo judicial, essa realidade muda. Isso porque, ao automatizar essa prática, o escritório tem seus procedimentos agilizados.

Melhoria das estratégias

Ao realizar o monitoramento dos processos manualmente, as informações coletadas podem ser fragmentadas e pouco concisas. Além disso, essas consultas devem ser constantes e repetitivas, afinal, o advogado precisa acompanhar as atualizações do processo.

Essa situação gera condições menos favoráveis para desenvolver um trabalho mais eficiente por parte dos advogados. Afinal, como eles conseguem elaborar bons argumentos com base em dados que estão tão dispersos?

Com o uso da tecnologia, isso muda consideravelmente. Por meio dela, é possível integrar a informação de maneira qualitativa, tendo precisão e velocidade na busca dos dados.

Soluções tecnológicas para acompanhar o processo judicial

A análise de informações, aliada à inteligência artificial, permite trazer muitos benefícios para a área jurídica. Vamos conhecer, a seguir, algumas das soluções já disponíveis para esse setor.

Consulta e ajuizamento de ações online

Uma das inovações tecnológicas que ajudam a acompanhar processo judicial é por meio da documentação eletrônica. Trata-se de um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2011.

É uma parceria com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e o departamento de informática dos tribunais. Utilizando esse sistema, os atos processuais podem ser praticados, além da verificação do andamento da ação.

Todas as partes interessadas podem acessar o processo, mesmo que esteja tramitando na Justiça Federal, nos tribunais estaduais ou na Justiça do Trabalho. É importante destacar que, para acessar o sistema, o advogado deve ter um certificado digital disponibilizado pela OAB. Também precisam de certificado os servidores do judiciário e os magistrados ou as partes atuantes em novos processos.

Acompanhamento eletrônico de processos

Outra possibilidade de acompanhar um processo judicial é utilizar o software jurídico. Ele tem a capacidade de integrar o site de consulta dos tribunais ao seu sistema.

Também, esse software consegue incorporar as publicações do diário oficial e demais atos processuais informados aos advogados cadastrados nele. Dessa maneira, o advogado pode receber notificações por e-mail ou emitir relatórios gerados no próprio programa, a fim de acompanhar detalhes do processo.

Dessa maneira, o profissional economiza tempo, pois vai evitar de ter que entrar no site dos tribunais de tempos em tempos à procura de movimentação dos seus processos.

Padronização das peças processuais

Outra vantagem da utilização da tecnologia para acompanhar processos judiciais é organizá-los por classificação. Com um software jurídico específico, é possível categorizar os andamentos dos processos judiciais com o objetivo de obter insights diversos, sem recorrer a análise manual dos processos.

Dessa maneira o advogado conseguirá entender quais tipos de demanda ele tem e com isso organizar a estratégia junto com a sua equipe.

Jurimetria

A jurimetria é um dos avanços da tecnologia no contexto de acompanhamento de processos judiciais. Trata-se da capacidade de mensurar informações a partir dos dados jurídicos.

Trata-se, basicamente, de um conhecimento estatístico sendo aplicado ao ramo do Direito. Esse tipo de abordagem faz uso de dados matemáticos para compreender tendências, posicionamentos e repetições que acontecem na área, especialmente dos processos judiciais.

A jurimetria, dessa forma, consegue modernizar a cultura de inteligência corporativa. Ela pode auxiliar o escritório de advogado a fazer análise descritiva e aprofundada a respeito das matérias do Direito.

Por exemplo, com o uso da jurimetria, é possível compreender melhor as decisões e as convenções aplicadas no ambiente jurídico. Dessa maneira, torna-se possível entender quais as abordagens mais utilizadas por determinado juiz em uma sentença. Sem contar que a jurimetria permite realizar o cruzamento de dados, a fim de descobrir o valor médio que se ganha e que se paga em ações judiciais específicas.

Essas foram algumas informações sobre como acompanhar processo judicial por meio da tecnologia. Para que o seu escritório de advocacia tenha excelência nos processos tecnológicos, é fundamental dar importância à área de tecnologia da informação. Esse setor oferece suporte técnico e pode se envolver nas estratégias da empresa para ajudar a ter seus problemas resolvidos e, com isso, ter ganho financeiro.

Gostou dessas informações? Compartilhe este texto nas suas redes sociais.

Como usar a tecnologia para acompanhar um processo judicial? Confira!
Compartilhe isso