/ informação

Saiba mais sobre a importância da TI para as estratégias da sua empresa

A busca por índices cada vez maiores de desempenho e rentabilidade tem feito as empresas procurarem por novas soluções e inovações vindas do seu departamento de tecnologia da informação (TI). Ano após ano, o papel do CIO nestas empresas tem sido o de agente da mudança, sempre alinhado com as tendências do mercado.

Por outro lado, ainda é comum que muitos empresários desprezem o papel da TI para a estratégia do seu negócio, marginalizando suas ações a apenas decisões tecnológicas ou puramente operacionais. Empresas que conseguem aliar o departamento de TI com suas estratégias melhoram seus produtos e processos e até mesmo sua busca por inovação.

O papel da TI na estratégia da sua empresa

Em muitas empresas, o papel da TI é simplesmente desenvolver softwares que tornem a operação mais eficiente. Controle de estoque, de vendas, de funcionários, logística, entre outros, são apenas alguns exemplos de ferramentas nas quais uma boa TI é determinante.

Porém, mesmo em negócios que não tenham finalidade tecnológica, o envolvimento da TI nas estratégias pode determinar um grande ganho financeiro para a empresa. A visão que seu pessoal de tecnologia tem de ferramentas e maneiras de fazer as coisas de forma mais eficiente pode trazer economia nos custos e até melhora nas margens de cada produto.

Há também um papel importante da TI no processo de expansão da sua empresa. Em muitos casos, é necessário a troca de sistemas para que a estrutura dê conta dos novos clientes. Sem a presença constante de um membro da TI nessas decisões, são grandes as chances de uma escolha guiada pelo custo ser errada.

A incessante busca por inovação

A busca por inovação tem sido tema constante nos planos estratégicos das empresas nos últimos anos. Muitas delas, inclusive, se voltam para fora do negócio à procura de novas tecnologias ou novos processos, ignorando, às vezes, seu próprio capital intelectual.

Este contexto serviu para a expansão do outsourcing, mas não fez com que o departamento de TI ganhasse uma importância maior. A inovação, na maioria das vezes, virá de pessoas que já conhecem o dia a dia da empresa, assim como os processos, clientes, fornecedores, etc. Desta forma, se seu negócio busca inovar, uma medida eficiente é aproximar seu departamento de pesquisa com o de TI e deixá-los trocar informações.

Talvez o resultado não seja um novo produto que quebre os paradigmas do mercado, mas certamente será descoberto que há um grande potencial de inovação dentro da sua empresa!

A influência da TI nas suas decisões

Em se tratando de estratégia de negócios, a tomada de decisões tem papel fundamental para o sucesso da empresa. Boas decisões, em geral, são tomadas a partir de um grande volume de informações. Neste ponto, o departamento de TI pode auxiliar através da compreensão de Big Data.

O Big Data foca na captura, na armazenagem e na análise de grandes volumes de dados. Se o conceito for conectado às suas estratégias e tomadas de decisões, um grande diferencial competitivo será criado para o seu negócio, fazendo com que o departamento de TI se torne mais do que um coadjuvante nas operações, mas um agente ativo em toda a empresa.

E na sua empresa, o setor de TI já está aliado ao pensamento estratégico? Não se esqueça de compartilhar suas dúvidas, experiências e comentários com a gente.

Saiba mais sobre a importância da TI para as estratégias da sua empresa
Compartilhe isso