/ informação

Programador: por que ele deve ser valorizado?

Eles trabalham duro para garantir que as pessoas usufruam sempre de sites, serviços e conteúdos da forma mais interativa e eficiente possível. Eles são profissionais do futuro. Os frutos do seu trabalho podem ser notados em ações simples do dia a dia, assim como também nas grandes evoluções da ciência. Sim, estamos falando dos programadores, um grupo de especialistas de destaque e extrema importância no contexto da TI.

O trabalho destes profissionais, no entanto, está longe de ser devidamente reconhecido. Os próprios ambientes de trabalho, muitas vezes, encaram o programador como simples “peão” e não como um funcionário-chave para o sucesso de empresas que provêm soluções em tecnologia. Outra questão crítica diz respeito à remuneração do grupo - quando o contexto em pauta é o cenário brasileiro de TI, a situação é ainda mais complexa. Nosso país, de fato, ainda carece da cultura de valorização do profissional de informática, em diversos sentidos.  

Se ainda restam dúvidas sobre a função essencial dos funcionários do segmento, está mais do que na hora de saná-las: programadores que têm que lidar com as agruras da falta de reconhecimento no dia a dia estão mais do que certos em não consentir com o abuso.  Paladinos no combate à Internet arcaica, estes profissionais merecem grande valorização e excelente tratamento em seus locais de trabalho - saiba por quê!

Programadores: os profissionais mais importantes do futuro

A programação tem um alcance social incrível. Nos dias de hoje, praticamente todos os setores empresariais e mesmo pessoais dependem da atividade do programador. Para falar de alguns deles, podemos citar o campo de Telecomunicação, Jornalismo, os equipamentos médicos e a Ciência em todas suas áreas. O poder do ato de programar realmente não tem limites - ele impacta a sociedade atual, mas também e principalmente a geração futura. No que diz respeito à importância, as aplicações da programação estão se igualando a campos de pesquisa essenciais como a Físíca, a Biologia e a Matemática. É ou não é algo a ser extremamente valorizado?

Pode parecer inacreditável, mas muitas pessoas não têm ideia do trabalho envolvido atrás de computadores e sistemas. Máquinas não pensam - elas obedecem a comandos especializados. Para torná-los possíveis, só há uma maneira: programando. E pode ter certeza: simplesmente copiar e colar uma parte de código fonte, apenas invertendo variáveis, não faz de alguém um programador.

É também por meio das atividades do profissional que estudos na área da Genética, Astronomia, Química e outras inúmeros campos importantes podem continuar avançando. O tempo em que as pesquisas eram realizadas somente no laboratório já foi ultrapassado - programar é a chave da evolução. Para se ter uma ideia, um único segundo de processamento em um supercomputador fornece mais resultados do que toda a população do planeta fazendo uso  de uma calculadora para obter uma resposta, por exemplo.

Neste sentido de educar para a valorização do programador, uma iniciativa interessante foi a do grande portal Code.org. A ação disponibilizou um vídeo no Youtube, com a presença de grandes nomes do empreendedorismo tecnológico (como os criadores do Twitter, Facebook, Microsoft e Valve) e outras personalidades. A ideia é reforçar a importância da programação para nossa sociedade e nosso intelecto, buscando ainda incentivar as crianças a aprenderem a programar. Vale a pena conferir!

Como o trabalho do programador pode influenciar seu cotidiano?

De forma direta ou indireta, grande parte das atividades corriqueiras do cotidiano se tornaram mais rápidas, práticas e eficientes através do trabalho silencioso de muitos programadores. O sistema de radiologia, por exemplo, com modernos aparelhos de capturação de imagem e envio direto para computadores (que possuem programas para a reconstrução destas imagens) é uma aplicação prática. Os programadores são os responsáveis por grande parte do desenvolvimento desta tecnologia, através da criação de softwares para auxiliar médicos em seus processos.

Acessar seus dados bancários por meio de sites, no conforto da sua própria casa, também só é possível porque um programador investiu seu tempo e seu suor na funcionalidade. Um portal que ofereça acessibilidade e permita uma utilização intuitiva e simples dos comandos para os usuários só é viável porque é consequência de todo um processo complexo de programação.

Diante de tantas contribuições para a área de TI e à sociedade como um todo, fica fácil perceber por que o programador demanda valorização e respeito, tanto no ambiente de trabalho em que atua quanto por parte de todos. Os reflexos do trabalho árduo deste profissional estão em todas as áreas, nos aproximando cada vez mais do futuro e da evolução.








Programador: por que ele deve ser valorizado?
Compartilhe isso