/ informação

Por que a informação é o futuro do mundo corporativo?

A relação das empresas com os seus clientes e até mesmo com o mercado tem se transformado nas últimas décadas. Há algum tempo atrás, quem tinha uma base maior de clientes, ou uma margem mais ampla sobre suas vendas, dominava o mercado e era visto como o modelo a ser seguido.

Com a evolução dos softwares, a abrangência da web e a migração do offline para o online, no entanto, este cenário tem se modificado - de fato, chegamos a um ponto em que nossos tempos são denominados de “a era da informação”. Atualmente, as empresas que conseguem ter acesso ao maior número de informações confiáveis adquirem vantagens competitivas sobre a concorrência, tornando-se aptas a criarem melhores produtos e aprimorarem o atendimento para públicos cada vez mais segmentados, operando altas margens.

Um dos segredos do mundo corporativo é conseguir desenvolver, lado a lado com o negócio, estratégias de captação de dados, tratando-os e transformando-os em relatórios que servirão de base para a tomada de decisão. Ainda que o número de tecnologias, ferramentas e metodologias envolvidas no processo tenha aumentando, muitos gestores não têm uma noção clara da importância desta mudança no mundo corporativo - estamos prestes a viver um futuro onde quem tiver mais informação terá o controle sobre todas as outras empresas.

A importância da captação de dados

Se o domínio sob a informação fará parte do mundo corporativo no futuro é preciso, antes de tudo, entender e dominar a captação destes dados. Para isso, é fundamental criar um ambiente propício ao acúmulo de dados, seja de maneira automática (analisando os resultados da empresa, comportamento dos consumidores e desempenho dos produtos), seja de forma manual, por meio de formulários e interações.
Esta captação deve levar em conta o perfil da empresa e o mercado em que ela está inserida, além do perfil do seu público-alvo. A construção de uma modelagem de dados servirá de base para a definição dos critérios no momento de capturar a informação. Isso ajudará, por exemplo, a definir se um canal A é melhor que um canal B, como redes sociais comparadas a e-mail marketing.
Ainda que volume seja importante, espera-se que esses dados ofereçam informações de qualidade. Do contrário, será muito difícil para as ferramentas existentes atualmente separarem o ruído do sinal.

Soluções em Big Data e a relevância da informação

Ao se criar uma imensa base de dados, o próximo passo é transformar tudo isso em relatórios capazes de auxiliar um gestor a tomar melhore decisões. Neste ponto, o desenvolvimento de tecnologias de Big Data tem trazido grandes benefícios para as empresas.

Através de um software que capture, filtre, organize e apresente estes resultados, será possível criar gráficos e soluções baseados em dados advindos do mercado ou de seus clientes. Este resultado pode ser utilizado para implementar melhorias na sua comunicação, no seu site, nos seu produtos, preços e até no próprio Big Data. Neste cenário, o mais importante em todo o ciclo é compreender que a informação não é mais apenas um acessório para as empresas. A informação já é, atualmente, a principal arma para se brigar em mercados cada vez mais concorridos e inovadores. Esperar pelo futuro onde a informação será ainda mais importante para o mundo corporativo fará sua empresa chegar atrasada. Desta forma, é fundamental começar agora.
E sua empresa, já se encontra no caminho rumo ao futuro? Entre em contato conosco para mais informações!

Por que a informação é o futuro do mundo corporativo?
Compartilhe isso