Entenda o que é jurimetria e como tomar decisões baseadas em dados

Para uma empresa tomar decisões mais certeiras, ela precisa se basear em um bom estudo de dados. Isso vale para qualquer negócio, inclusive para o setor jurídico. Nesse sentido, a geração de um grande volume de processos eletrônicos e a possibilidade de consultá-los abriu espaço para a jurimetria.

Essa é uma estratégia encapada por escritórios jurídicos que tem como finalidade elaborar processos com mais chances de obter êxito. Também é uma oportunidade de controlar custos e aumentar a produtividade da equipe.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça ao que se refere a jurimetria e quais são suas possíveis aplicações e vantagens. Confira!

O que é jurimetria e como funciona?

O termo jurimetria quer dizer a capacidade de medir informações a partir de dados jurídicos. Seria como uma estatística aplicada à área do Direito. Esse tipo de estratégia se utiliza de dados matemáticos para compreender tendências, posicionamentos e repetições que ocorrem dentro do âmbito do Direito.

Em quais casos pode ser utilizada?

A jurimetria é uma estratégia da nova cultura de inteligência empresarial. Ela pode ajudar o escritório jurídico a realizar análises descritivas e aprofundadas das matérias do Direito por meio da mineração de dados.

Por exemplo, utilizando a jurimetria, é possível compreender melhor as decisões e as convenções aplicadas no mundo jurídico. Assim, torna-se viável, por exemplo, entender quais abordagens o juiz utiliza em uma sentença.

Também é possível a jurimetria realizar o cruzamento de dados para descobrir qual é o valor médio que se ganha e que se paga em determinadas ações jurídicas.

Quais as vantagens do uso da jurimetria?

Aumento de chances de sucesso nos processos judiciais

As técnicas de jurimetria podem auxiliar o escritório jurídico a elaborar peças processuais com maior embasamento legal e doutrinário. Isso é possível graças ao estudo do histórico de sentenças prolatadas pelo juiz.

Dessa forma, o escritório jurídico consegue identificar quais são as teses mais defendidas por determinado magistrado. Com isso, são maiores as chances de o cliente vencer uma ação judicial.

guia de como inovar no meio jurídico

Acesso rápido a um banco de dados

Quando utiliza o suporte de um software específico, como o da BipBop, a jurimetria consegue buscar e capturar informações do âmbito jurídico de maneira mais eficiente.

Os serviços oferecidos por essa empresa permitem capturar qualquer dado da internet independentemente da complexidade. Em seguida, pode-se valorar esses dados de acordo com a análise jurídica.

Além disso, a BipBop desenvolve uma série de análises comportamentais de forma automática e em tempo real, sem necessitar de intervenção humana.

Otimização da produtividade da equipe

Sem o uso da jurimetria e de um software específico, o trabalho de mineração de dados pode ser bastante exaustivo e ineficaz. Imagina o tempo gasto pela equipe do escritório jurídico para pesquisar manualmente as informações?

Certamente a produtividade do escritório seria menor e, além disso, a possibilidade de encontrar um grande número de informações é quase impossível.

Dessa forma, a jurimetria, utilizada em recursos tecnológicos como o software, possibilita agilizar e otimizar o desempenho da equipe do escritório. Assim, todo o trabalho de pesquisar e coletar os dados em sites de tribunais fica a cargo da inteligência artificial.

Em consequência disso, a equipe gasta mais tempo para se dedicar a outras atividades mais complexas que exigem decisões gerenciais e concentração.

Controle de custos

A jurimetria também permite que o escritório jurídico tenha sua gestão de gastos otimizada. Isso porque o software pode monitorar a quantidade de processos que estão em andamento ou que tiveram êxito no escritório jurídico.

Esse tipo de controle ajuda a gestão do escritório a organizar os gastos e as receitas, podendo otimizar os prazos processuais a fim de ter um retorno financeiro mais breve possível.

Essas foram algumas informações sobre jurimetria. Para entender melhor como esse processo pode ter mais sucesso, é importante solicitar ajuda especializada em banco de dados. Afinal, somente uma empresa que tem experiência nessa área consegue otimizar os resultados utilizando a jurimetria.

Quer conhecer uma empresa desse nível de especialidade? Entre em contato com a BipBop. Nós fazemos a captura de dados disponíveis nos mais diversos bancos de dados na internet e os entregamos de forma estruturada para você!

Entenda o que é jurimetria e como tomar decisões baseadas em dados
Compartilhe isso