/ informação

Gestão da informação: saiba por que ela é essencial para sua empresa

Na era do Big Data e dos dados importantes ao alcance de um clique, uma gestão da informação se faz mais necessária que nunca para empresas de todos os segmentos e portes. O acesso fácil e amplo à grande biblioteca virtual que é a Internet tornou o conhecimento mais divulgado, mas nem por isso menos valioso. Hoje, o grande segredo é saber gerir o conteúdo de maneira estratégica e direcioná-lo a favor de determinado objetivo.

Diante deste cenário, a referida gestão da informação se insere como uma esfera fundamental para os processos das organizações, o que pode ser um grande desafio para inúmeros empreendedores que não detêm a habilidade de usufruir deste importante recurso que é a informação.

Com isso em mente, elaboramos este post para te ajudar a desvendar o papel essencial que a gestão da informação deve desempenhar na sua companhia, assim como a necessidade de contar com o apoio de uma empresa especializada neste tipo de atividade. Confira!

Gestão da Informação: o que é e qual é a sua função dentro da empresa?

A gestão da informação ou do conhecimento é o processo que atua na captura, disseminação, armazenamento, criação, aplicação e proteção dos dados importantes para o negócio. Através de suas práticas, este gerenciamento tem como meta organizar, de maneira estratégica, as informações acerca dos colaboradores da empresa e também as informações externas, conhecimentos essenciais para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, esta administração dos dados atua com o intuito de facilitar a tomada de decisões dos empresários.

Devido aos avanços da tecnologia da informação, esta gestão está cada vez mais difundida nas empresas. Na área de abrangência deste tipo de gerenciamento, é possível encontrar o setor da inteligência competitiva (que busca identificar as tendências do mercado, desenvolvendo análises estratégicas).

Com a organização de dados propiciada pela referida gestão, é possível selecionar e filtrar o conteúdo que é relevante para as empresas, fortalecendo a elaboração e a aplicação de estratégias.

O planejamento e as ações empresariais dependem dos dados para execução

As informações têm uma importância crucial para a tomada de decisões dentro de uma empresa, assim como para as ações e para o planejamento de gestão. Neste sentido, a organização dos dados é fundamental para o estabelecimento de decisões acertadas. Como, afinal, seria possível definir estratégias eficientes se existem falhas no sistema de documentação dos dados do negócio? A promoção da organização e catalogação das informações, neste sentido, é um dos papéis importantes exercidos pela gestão do conhecimento.

A importância do tratamento das informações

De nada vale dispor de um imenso volume de informações - tanto internas quanto externas à empresa - se não houver um tratamento adequado para mapear, entender e aplicar estes dados a favor do crescimento do negócio. É aí que a gestão da informação se insere como fator essencial. É necessário contar com expertise na área para identificar aquilo que pode ser utilizado como um know how específico diferenciado da empresa, protegendo-o da concorrência e elaborando estratégias que façam real diferença competitiva no mercado. Outro quesito importante é a compreensão de que nem todas as informações podem ser tratadas da mesma forma pelo negócio: diante de um volume tão grande de dados, é preciso saber reconhecer aquilo que é prioritário, visualizando o conteúdo de modo a identificar o que é mais relevante, sejam estes dados estruturados ou não.

É por este motivo que terceirizar a gestão da informação se faz necessário para garantir um correto tratamento e processamento informativo, visando aquilo que pode ser implementado a favor da sua empresa.

Recurso cada vez mais imprescindível no contexto empresarial, a informação também demanda uma gestão eficiente que englobe as necessidades de cada negócio e saiba reconhecer a relevância de determinados dados como potencial estratégico. Na sua empresa, como os dados são gerenciados? O conhecimento já é compreendido como elemento fundamental para o sucesso e o diferencial competitivo da sua organização? Deixe um comentário e participe do debate conosco!

Gestão da informação: saiba por que ela é essencial para sua empresa
Compartilhe isso