/ risco

Gerenciamento de Riscos com Informação: quando usar?

Se você acompanha as nossas postagens, sabe que as soluções tecnológicas que captam, filtram, armazenam e analisam informações são uma grande revolução e podem proporcionar diversas vantagens para o seu negócio. Entretanto, uma de suas maiores aplicações diz respeito aos projetos de gerenciamento de riscos e tomadas de decisões. A tendência, que está sendo amplamente seguida por corporações em todo mundo, está inovando a forma de comandar uma empresa e quebrando paradigmas e hábitos em diversas áreas da gestão, como marketing, vendas e relacionamento e, principalmente, em direcionamento e expansão dos negócios.

E você sabe as razões para o uso desta tecnologia no gerenciamento de riscos e nas tomadas de decisões?

É que, segundo dados da IBM, 68% das empresas pesquisadas responderam que seus negócios fracassaram por conta de riscos inesperados e por falta de estratégias que pudessem evitá-los. Além disso, apenas 20% delas afirmaram que utilizaram recursos que puderam alertá-los de possíveis instabilidades. E, adivinhe? Todas elas obtiveram sucesso em suas decisões.
Ficou curioso para saber mais sobre estas ferramentas de inteligência e como utilizá-las dentro de seu gerenciamento de riscos? Então, confira este post que traz mais informações sobre este aspecto da solução de armazenamento e análise de dados!

Ferramentas inteligentes de leitura de informações: quando utilizá-las?
Para ter sucesso nas estratégias e decisões de sua empresa, é preciso conhecer o máximo sobre o comportamento do cliente, saber as variantes sociais e políticas da localidade onde atua ou pretende atuar e verificar as características do mercado e segmento que pretende atingir. Mas, apesar de parecerem tarefas complicadas, existe uma maneira bem simples de conseguir tudo isso: captando e filtrando informações na rede! Logo, possuir o maior número de dados e ter, sempre, à mão, ferramentas que possam trazer estes componentes para o seu planejamento são muito importantes.

Dessa forma, fica bem mais fácil descobrir e avaliar os riscos que sua empresa pode correr, analisar a satisfação dos possíveis clientes, planejar novas formas de atuação e prever os possíveis resultados que você obterá com aquela ação. Além disso, a falta de informação permite que as empresas não se tornem competitivas, tomem ações inapropriadas ou precipitadas e sejam descartadas do mercado por falta de bons feedbacks.

Como a inteligência na leitura de informações pode auxiliar a gerenciar os meus riscos?

Antes de realizar qualquer ação ou tomar alguma atitude, é necessário certificar de todos os riscos que ela pode trazer para os seus negócios. Por isso, primeiramente, deve-se haver uma rotina de análise de dados pertinentes que trarão relatórios importantíssimos sobre diversos aspectos daquele mercado, como perfis de clientes, potencialidades e desvantagens, etc. E, para isso, contar com instrumentos que auxiliam a desbravar o mar de informações da internet e apontar estas conclusões e resultados valiosos são importantes para guiar suas escolhas.

Se, por exemplo, você tiver uma loja de eletrodomésticos, é possível, antes de pensar em investir em outras formas de produtos, consultar os dados para saber que tipo de item os seus consumidores mais procuram - se são eletrônicos, celulares, utilitários domésticos, móveis, etc. E, dessa forma, planejar maneiras de conquistar este público, elaborar estratégias de marketing, evitar os possíveis riscos e alcançar os melhores rendimentos e lucros.

Gerenciamento de riscos que pode trazer diferencial

Com o mercado, cada vez mais competitivo, é importante que as decisões que você tomar não venham a subtrair, mas, sim, a somar em seus negócios. Por isso, ao utilizar as ferramentas inteligentes e soluções tecnológicas de dados em seu gerenciamento de riscos, é bem provável que você também traga diferencial à sua empreitada.

Com uma empresa mais forte e, cada vez mais, ilesa a crises e instabilidades, os seus clientes terão uma melhor impressão sobre a sua marca. E, certamente, eles também terão mais segurança e vontade de adquirir os seus produtos e serviços, aumentando, assim, a sua competitividade no mercado.

Administrar um negócio não é fácil. Com tantos riscos que se pode correr e decisões que se deve tomar, é necessário que você conte, sempre, com a ajuda de ferramentas e soluções tecnológicas para poder driblar todos estes obstáculos. Por isso, não hesite em utilizar estes recursos em seu gerenciamento de riscos. Certamente, você terá muito a ganhar.

E você? Pretende utilizar ferramentas de inteligência na leitura de dados antes de tomar as suas decisões? Já utiliza estes recursos? Deixe suas opiniões, ideias e experiências nos comentários abaixo!

Gerenciamento de Riscos com Informação: quando usar?
Compartilhe isso