Empreender

Se você quer saber o que é empreender, e principalmente empreender numa StartUp, não adianta ler qualquer coisa, tem que se jogar de cabeça, esquecer os medos e ir em frente, correr para ficar bom nisso. Empreender esta mais para Cristovão Colombo descobrindo a América do que para um burocrata a frente de uma corporação, empreender é correr riscos calculados o tempo todo, é um piloto de Fórmula 1 fazendo a ultrapassagem sobre o 1º lugar na reta final em cima da grama na chuva, é emocionante.

Não é todo mundo que pode ser piloto de Fórmula 1, existem aqueles que correm poucos riscos e nunca fazem ultrapassagens, existem aqueles que não se encontram numa boa equipe, existem aqueles que correm riscos demais e acabam batendo, e existe a sorte! Ser um Schumacher não é fácil, exige estar muito preparado psicológicamente para correr sobre o traçado da pista, antecipar o que seu competidor esta pensando, admitir que você vai perder muitas corridas e mesmo assim pode ser bem sucedido no campeonato, é por isso que as corridas são tão empolgantes.

Quando você corre precisa estar atento as oportunidades, essa é a diferença do empreendedor do corporativista, um empreendedor sempre muda a estratégia, jogo de pneus, aproveita a oportunidade, enquanto o corporativista aposta numa estratégia estática, geralmente baseada em alguma bem sucedida anteriormente. Posso te antecipar que é uma mega-sena quem vai ganhar determinada corrida, um bom burocrata é inflexível e a falta de fatores adversos pode fazer com que o mesmo vença a prova, se algum fator mudar e o empreendedor souber tirar vantagem disso, com certeza vencerá a prova.

Hoje o cenário econômico é adverso, ninguém tem certeza de como será, não conheço um corporativista animado. Esse cenário é propício ao surgimento de Schumachers, Ayrton Sennas, Nelson Piquets, que pilotavam como donos do destino, enquanto os outros podiam apenas reclamar da sorte eles eram vencedores, donos de um autoconhecimento ímpar, desenvolvedores da técnica, estavam emancipando um novo mundo, eram donos de seus destinos.

Se há alguém que eu vejo hoje dispontando na frente desse campeonato econômico, essa pessoa se chama Marcelo Toledo, ter um piloto a sua estatura a frente de qualquer equipe é um dos ingredientes para o 1º lugar e ler seu livro é pré-requisito no curso de pilotagem das principais escuderias.

Empreender
Compartilhe isso