Descubra como o Big Data inovou a forma de se fazer marketing nas empresas

Se o marketing de sua empresa se baseia em instintos e previsões para formatar os seus projetos, saiba que este método está completamente ultrapassado. Atualmente, com a onda do Big Data, este setor está em processo de mudanças. E, para melhorar os índices de engajamento de seus clientes e inovar na oferta de seus produtos, gerentes executivos de corporações estão se voltando para o grande volume de dados disponíveis na rede e elaborando suas estratégias de vendas.

Segundo dados da Economist Intelligence Unit (EIU) - instituição especializada em relatórios e análises sobre o mundo corporativo - o uso do conceito do Big Data em campanhas e estratégias é a ação mais importante para 37% dos diretores de marketing bem-sucedidos. Além disso, a pesquisa revela que este número cresceu 20% em apenas cinco anos. Ou seja, a análise dos grandes volumes de dados está se tornando, cada vez mais, rotina dentro de todos os espaços empresariais, inclusive naqueles responsáveis pelos projetos de marketing.

Logo, é possível perceber que a ciência do Big Data não é mais experimental. E, se você não quer ficar de fora desta revolução, é preciso conhecer as maneiras que os gerentes executivos estão encontrando para incorporar o conceito do Big Data em suas campanhas de marketing.

Conhecendo o que os consumidores pensam e falam

Uma das possibilidades de incorporar o conceito do Big Data em suas estratégias de marketing é verificar a opinião dos seus consumidores em relação à sua marca. E é isso que estão fazendo companhias do mundo todo.

A partir de ferramentas que captam, armazenam e analisam mensagens específicas, executivos identificam aqueles públicos que se mostram favoráveis e aqueles que estão resistentes às atrações de suas corporações. Desta forma, é possível ser mais eficaz na hora de se obter o tão desejado feedback das suas campanhas de marketing para, posteriormente, verificar o que pode ser alterado nos futuros projetos do setor.

Criando um marketing “personalizado”

A coleta de informações de clientes na rede permite revolucionar, também, as próprias ofertas de produto. Com instrumentos baseados no conceito do Big Data, o marketing de empresas conseguiu se tornar “personalizado”. Agora, as mensagens e publicidades direcionadas aos consumidores estão relacionadas com os seus próprios gostos e hábitos.

Assim, as chances de alcançar os objetivos daquela campanha são maiores, já que os produtos oferecidos fazem parte de suas preferências e as mensagens enviadas são veiculadas em uma mídia acessada por eles.

Otimizando o tráfego on-line e acelerando as taxas de conversão em compras

Além disso, outra possibilidade das ferramentas que utilizam o conceito do Big Data é monitorar dados sobre os fluxos de cliques na web daquele público-alvo. Dessa forma, ao planejar os lugares onde veicular as ofertas e anúncios de suas lojas de e-commerce, você pode, por exemplo, investir naquele conteúdo da rede em que os seus potenciais consumidores mais acessaram.

Assim, torna-se possível otimizar o tráfego online de suas páginas da Internet e melhorar as taxas de conversão em compras da sua empresa.
Rastreando as campanhas, desde a sua criação até a geração de receita

As soluções tecnológicas de Big Data são excelentes ferramentas para ajudá-lo a acompanhar a sua campanha em toda a rede. Redes sociais, fóruns, sites e blogs: tudo pode ser analisado em segundos e garantir que você consiga alterar, a tempo, o que não funciona e possa alcançar bons resultados no futuro.

E, sim, você pode realizar este acompanhamento em todas as etapas de seus projetos de marketing. Desde a sua criação - com dados sobre hábitos e preferências dos consumidores -, passando por seus efeitos - monitorando os comentários e as avaliações de usuários na rede - e chegando à geração da receita - verificando o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o saldo de todas as ações promovidas.

O Big Data está disponível para ajudá-lo em todos os setores de sua empresa. E, no marketing, ele oferece inúmeras possibilidades para que você possa sempre alcançar a competitividade e inovação em suas estratégias. Por isso, revolucione os antigos métodos baseados em previsões e instintos, e comece a explorar os grandes volumes de informações da rede. Esta é uma ótima forma de atingir bons resultados.

E você, utiliza as soluções do conceito do Big Data em seus projetos de marketing? Como você incorpora estas ferramentas em suas ações e estratégias? Compartilhe conosco as suas ideias, sugestões e opiniões nos comentários abaixo!

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