/ tecnologia

Consulta e acompanhamento de processos: como otimizá-los?

As tecnologias oferecem uma série de oportunidades para escritórios de advocacia, proporcionando condições para o ganho de velocidade e otimização das práticas. A consulta e acompanhamento de processos pode ser facilitada com as ferramentas digitais, gerando agilidade, qualidade e precisão das medidas.

Até pouco tempo atrás, a realização dessas tarefas era feita por meio de papéis e atendimentos presenciais, envolvendo um grande custo paras empresas do segmento. Porém, na atualidade, as possibilidades tecnológicas maximizam perspectivas e permitem potencializar a canalização dos recursos.

Quer aprender a otimizar a consulta e o acompanhamento de processos? Confira o nosso conteúdo e entenda!

Por que é essencial tornar os processos do escritório mais efetivos e eficientes?

A eficácia dos processos do escritório é essencial para alcançar uma melhor posição no mercado. A automação cria condições para elevar a produtividade e tornar as práticas mais ágeis e qualificadas.

Uma empresa de advocacia não pode se cristalizar em dinâmicas de funcionamento de anos atrás. É importante se adaptar e se dinamizar, pois o direito está em constante renovação e atualização.

As leis mudam com constância e novas normativas são lançadas. A sociedade se modifica e as necessidades dos clientes acompanham essa movimentação. Como é possível atender a pessoas na contemporaneidade sem ter metodologias que se adequam a elas?

Além disso, tornar as atividades e procedimentos mais efetivos é necessário para alcançar um bom posicionamento no mercado. Há uma série de corporações especializadas em advocacia. Assim, para ter sucesso, é preciso oferecer um serviço baseado em qualidade, prontidão e agilidade como diferenciais.

Como a tecnologia pode facilitar e automatizar a consulta e acompanhamento de processos?

A consulta e o acompanhamento de processos pode ser realizada pela internet, por meio de buscas por palavras-chave em páginas oficiais. Em vez de ter que revisar um grande volume de documentos até encontrar os registros sobre determinada ação judicial, é possível fazer a pesquisa por meio de softwares especializados.

Termos como nome próprio, nome do advogado, razão social e outras keywords podem ser aplicados no sistema. Fazer essas buscas de forma manual pode ser realmente trabalhoso, já que os processos estão em contínua atualização. Uma ótima proposta é utilizar os softwares para facilitar os procedimentos. Eles recebem atualizações automáticas e são desenvolvidos de forma otimizada.

Quais são os benefícios da automatização da consulta e acompanhamento de processos no escritório de advocacia?

A automatização da consulta e acompanhamento de processos no escritório de advocacia proporciona uma série de benefícios para a empresa. Vamos listar essas vantagens, a seguir, veja mais!

Redução de erros e de retrabalho

Procedimentos manuais estão associados a um maior número de equívocos, sejam falhas de digitação, seja pouca praticidade no manuseio e risco de manejo de informação desatualizada. Além disso, as perdas de documentos em meio a um grande volume de arquivos também aumentam o risco do uso dessas práticas.

As pesquisas em domínios públicos podem ser difíceis e trabalhosas, pois o volume de documentos é muito grande e a busca com palavra-chave, sem a automação, pode gerar dificuldades para achar os dados certos. Com a automatização da consulta e acompanhamento de processos, o escritório ganha praticidade e minimiza as chances de erros.

Um sistema opera de forma ágil e inteligente, promovendo um fluxo de trabalho preciso, e disponibilizando as informações corretas quando necessário. Esse cenário também cria condições para reduzir o retrabalho no escritório de advocacia. Com isso, o tempo de trabalho é mais bem aproveitado e os colaboradores ficam mais motivados.

Ganho de agilidade

Diante de um grande volume de informação e de processos, o escritório de advocacia precisa encontrar formas de aproveitar melhor o tempo e ganhar velocidade nas atividades. Assim, a empresa pode aumentar o volume de atendimentos e maximizar os resultados.

A consulta e o acompanhamento de processos manuais são demorados e imprecisos. Ou seja, a equipe perde tempo e ainda corre o risco de cometer erros e ter que refazer o trabalho.

Ao automatizar essas práticas, o escritório ganha vantagem competitiva, por meio de procedimentos ágeis e coerentes. Isso contribui com o aumento da produtividade, otimização do fluxo de trabalho e dinamização das ações.

Melhoria das estratégias

Ao monitorar processos manualmente, as informações são coletadas de forma fragmentada e pouco concisa. As consultas devem ser constantes e repetitivas, devido às atualizações. Esse cenário gera condições menos favoráveis para o desenvolvimento de melhores propostas pelos advogados.

Afinal, como eles podem construir bases argumentativas com dados tão dispersos? A tecnologia permite integrar a informação, com qualidade, precisão e velocidade. Assim, ela cria um cenário propício para o desenvolvimento de estratégias efetivas. Dessa forma, a automação cria oportunidades para mais sucesso nos processos.

Como automatizar e melhorar a gestão de processos jurídicos?

Para automatizar e otimizar o gerenciamento dos processos jurídicos, uma importante medida é utilizar um software especializado para essas funções. A BIPBOP é uma empresa especializada em web crawling e machine learning, que realiza a captura de dados disponíveis na internet e os devolve de forma estruturada para o cliente.

O foco é promover a geração de conhecimento e auxiliar no crescimento de organizações. A BIPBOP tem um time multidisciplinar, composto de cientistas, administradores e profissionais de TI.

A equipe tem grande experiência e reconhecimento na área, trabalhando em conjunto para compreender suas necessidades e buscar a melhor alternativa de acordo com a demanda. Utiliza, para isso, as tecnologias de API, que são padrões de programação utilizados para acessar softwares e aplicativos.

A consulta e o acompanhamento de processos são práticas cotidianas em escritórios de advocacia. Essas ações demandam grande volume de tempo e estão sujeitas às atualizações. Deixar essas atividades serem desempenhadas manualmente pode não ser a melhor alternativa.

Para otimizar esses procedimentos, a tecnologia é uma boa oportunidade. Um software pode tornar o fluxo de trabalho eficiente, preciso e efetivo, proporcionando condições para o ganho de agilidade, a elevação da qualidade e o aumento da capacidade de atendimento da empresa.

E então? Gostou de aprender sobre a consulta e acompanhamento de processos? Aproveite e siga a BIPBOP no Facebook!

Consulta e acompanhamento de processos: como otimizá-los?
Compartilhe isso