/ bigdata

Como o Big Data pode ser utilizado pelas empresas para ganhar público?

Você conhece todo o potencial do Big Data? Uma coisa é certa: ele tem revolucionado a economia e o modo como empresas estão lidando com seus clientes, seja para entender o comportamento de compra ou para melhorar a oferta de seus próprios produtos. Entretanto, o que poucos já sabem é que ele é também uma ótima ferramenta para atrair novos e futuros clientes.

É isso mesmo! Através de suas funcionalidades, é possível prospectar novos consumidores para seus produtos e serviços e aumentar as suas vendas. A partir de sua análise de dados estruturados e não-estruturados - como fotos, vídeos, mensagens e interesses dos internautas - você pode entender melhor o que os usuários da rede desejam e agregar estes valores àquilo que você está vendendo.

E, se você ficou curioso para saber mais sobre como utilizar o Big Data em sua empresa, elaboramos este post com dicas para que você possa, cada vez mais, atingir novos compradores para os seus produtos e serviços. Vamos conferir?

Conheça os seus clientes

O grande trunfo do Big Data é que você pode conhecer melhor os seus já potenciais clientes sem mesmo realizar pesquisas e forçá-los a preencher algum formulário. Ao investir em sistemas que utilizem esta solução, é possível entender melhor como eles se comportam não somente como consumidores, mas também a maneira como eles utilizam seus produtos.

Por exemplo, se você possui uma loja de e-commerce de bicicletas, além de entender quais tipos de produtos seu cliente mais adquire, é possível buscar informações sobre o que ele mais gosta no ciclismo, seus principais interesses e como ele pratica este hobbie, tudo isso a partir de informações que são capturadas em seus perfis nas redes sociais.

Além disso, ferramentas que utilizam o conceito do Big Data são ótimas para entender o que está se passando atualmente na vida de seus consumidores. É o que já fazem muitas lojas norte-americanas: elas conseguem identificar, por exemplo, se uma cliente está grávida a partir da análise dos produtos que ela está comprando. Incrível, não? Se você quer entender mais sobre como utilizar estas preciosas informações fornecidas pelo Big Data, então dê uma olhada na nossa próxima dica.

Busque novos consumidores

Com todas as informações coletadas a partir de sistemas que utilizam o Big Data, é possível pensar em diversas maneiras de elaborar a sua estratégia de marketing e alcançar novos públicos. Uma grande dica é utilizar estes dados e investir em anúncios que podem ser veiculados em plataformas como as redes sociais. Se você consegue descobrir e destacar aquelas pessoas que, na rede, buscam por serviços e produtos como os que você oferece em sua loja, por que não chamar a atenção deste público e informá-lo que ele pode encontrar tudo aquilo que busca em sua empresa?

E sim: nesta hora, é importante saber que mensagem passar em sua publicidade. Por isso, para que você tenha uma campanha eficaz e consiga atingir exatamente o público-alvo de sua empresa, é preciso utilizar as informações fornecidas pelo Big Data, como seus gostos e preferências.

Além disso, você só saberá o que vender e para quem vender se utilizar os dados analisados pela solução do Big Data. E isto faz toda a diferença na hora de conseguir novos públicos. Vamos continuar com o exemplo da loja de e-commerce de bicicletas: após analisar as principais preferências de seus clientes e como eles utilizam os seus produtos, você pode conhecer mais sobre o grupo de amigos destes consumidores e criar uma publicidade voltada para as principais atividades que ele desempenha. Se eles têm o costume de pedalar à noite, você pode investir em anúncios de equipamentos de proteção noturna. Desta forma, eles verão que, assim como seus amigos, eles também podem contar com a sua loja para praticar o hobbie que tanto curtem.

Neste contexto, se você já conseguiu conciliar os benefícios do Big Data com a sua campanha publicitária, está na hora de estabelecer e fidelizar o vínculo com estes novos clientes.

...E fidelize-os

Uma outra grande possibilidade permitida pelo Big Data é melhorar o relacionamento com os seus novos e antigos clientes. Partindo mais uma vez dos dados coletados pela solução, é possível estudar mais sobre a jornada e a vida destes novos consumidores. Desta forma, fica fácil pensar em construir programas e campanhas que primem pelo relacionamento com o novo cliente.

E sim, isto também já é feito por diversas empresas ao redor do mundo. Uma cafeteria, por exemplo, ao perceber que os seus clientes costumam adquirir tal bebida todos os dias, mas que, no final do mês, deixa de consumir por conta do fim do salário, pode investir em cupons promocionais válidos para os últimos dias de cada período e garantir que os consumidores continuem frequentando o seu estabelecimento.

Além disso, você pode criar formas de oferecer atendimentos personalizados, de acordo com os gostos e preferências dos seus clientes. Se você possui alguma página na Internet, pode utilizar as informações de compra para que os produtos de que o seu novo consumidor mais gosta estejam em destaque. Ou, quando entrar em contato com ele, saber mais sobre o seu perfil e descobrir quais são os produtos que ele já adquiriu para ter mais proximidade em sua conversa.

As possibilidades oferecidas do Big Data são inúmeras e garantem o sucesso do seu negócio - e isto é válido tanto para melhorar os seus serviços ou produtos quanto para conquistar novos públicos. É importante saber que os 5 Vs do Big Data (volume, velocidade, variedade, veracidade e valor) são indispensáveis para o seu empreendimento.

E você? Possui mais alguma outra dica para utilizar o Big Data e prospectar novos clientes? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Como o Big Data pode ser utilizado pelas empresas para ganhar público?
Compartilhe isso