Como o advogado pode melhorar o relacionamento com clientes? Veja!

O ramo de advocacia no Brasil é bem competitivo. O país tem mais de um milhão de advogados, isto é, aproximadamente um para cada 190 habitantes. Diante da alta concorrência é preciso buscar fortalecer o relacionamento com clientes para que ocorra a fidelização e que também consiga recomendação para outros futuros clientes.

Essa estratégia de relacionamento pode se basear em várias frentes. Por exemplo, desenvolvendo a capacidade de conhecer de fato as necessidades do cliente e aprimorar as técnicas de personalização no atendimento. Também agilizar na entrega de resultados e contar com diversos canais de comunicação estão entre as atitudes necessárias.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas primordiais para melhorar o relacionamento com clientes. Por fim, saiba perceber se esse relacionamento está satisfatório, o que pode ser mantido ou mudado. Confira!

Dicas para melhorar o relacionamento com clientes

Conheça abaixo as principais dicas para melhorar muito o relacionamento com o público do seu escritório.

Saiba quais são as reais necessidades do cliente

Antes mesmo de tentar agradar o cliente é necessário conhecê-lo melhor. Para isso, é fundamental que durante as reuniões de primeiro atendimento sejam colhidas informações sobre o perfil do cliente e suas expectativas.

Caso o cliente seja uma pessoa jurídica é fundamental conhecer os membros da diretoria ou do departamento administrativo. Afinal, é são essas pessoas que vão tratar do repasse das demandas judiciais.

Obtendo esse tipo de conhecimento aumenta a chance de melhorar o relacionamento e em indicar o serviço de forma individualizada e mais acertada.

Aposte na personalização do atendimento

Pouca gente sabe, mas é possível sim oferecer soluções personalizadas na advocacia. A partir do momento em que os advogados entendem que cada cliente é único, é possível que modelos pré constituídos se desfaçam e o atendimento se torne mais personalizado.

Esse tipo de estratégia ajuda, por exemplo, que os acordos extrajudiciais corram de maneira mais rápida objetiva. Isso porque, conhecendo o comportamento do cliente, fica mais fácil sugerir a ele qual o melhor caminho.

Por exemplo, em vez de iniciar um litígio que pode demorar anos, acabar se livrando dele pode ser mais interessante financeiramente.

Dê feedback aos clientes

Não importa qual é o valor ou o tipo da causa, o cliente sempre deve se sentir seguro de que o advogado realmente está zelando pelos interesses dele. Para isso, é fundamental manter uma comunicação fluida capaz de oferecer informações periodicamente sobre o processo.

Essas informações podem ser oferecidas tanto por meio de relatórios detalhados ou, até mesmo, por meio de e-mails, telefonemas ou reuniões. Assim, será possível deixar o cliente mais seguro sobre o que o escritório de advocacia tem feito, melhorando o relacionamento.

Conte com uma equipe de apoio

Para ter o melhor relacionamento com clientes será preciso dar conta de várias demandas. Como, por exemplo, resolver as dúvidas do cliente, dar feedbacks a respeito dos andamentos processuais e também dar conta das tarefas essenciais do escritório, como realizar cobranças e pagamentos.

Dessa forma, é extremamente recomendável que a empresa tenha uma equipe de apoio. Isso quer dizer que, além da recepcionista, contador e advogados, é preciso ter uma equipe que realiza atividades variadas.

Essa equipe pode ser formada por estagiários de direito e advogados recentemente formados. Essa equipe pode, por exemplo, responder às dúvidas básicas levantadas pelos clientes.

Dessa maneira, o escritório terá equipes que possam efetivamente focar em assuntos mais complexos, como realizar buscas de dados processuais, e outras equipes que trabalham estrategicamente para melhorar o relacionamento com clientes.

Saiba alinhar expectativas

Uma das maneiras de arruinar o relacionamento é quando as expectativas do cliente não são alcançados. Porém, de fato nem todas expectativas devem ser alcançadas. Isso porque existem limitações que estão fora do controle do escritório de advocacia como, por exemplo, os entraves burocráticos do sistema judicial brasileiro.

Nesse sentido é fundamental que o escritório de advocacia esclareça o cliente sobre todo que é possível realizar em cada caso. Não se deve tomar uma postura de tentar agradar o cliente e no final das contas tornar impossível entregar o que ele queria.

É muito melhor ter uma conversa franca com cliente, garantindo a confiança do cliente em relação aos serviços prestados pelo advogado.

Conte com diversos canais de comunicação

Uma maneira de se posicionar de forma diferenciada com os clientes na advocacia é criar diversos canais de comunicação. Manter, por exemplo, um blog em que serão postados textos que são as principais dúvidas e também ensinam um pouco sobre o universo jurídico.

Esse tipo de material pode ser elaborado a partir das dúvidas mais comuns levantadas pelos clientes ou em temas que circulam recorrentemente na mídia.

É importante destacar que, embora a equipe da advocacia tenha domínio técnico sobre os temas, é fundamental contratar um profissional ou empresa especializada em marketing. Isso porque os textos devem, além de terem um conteúdo relevante, estar bem-estruturados para as tecnologias de mídias.

Como avaliar o relacionamento atual com cliente

Conhecidas as estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente, talvez seja importante que o escritório de advocacia avaliar esse grau de relacionamento. Portanto, é fundamental perceber se a satisfação do cliente está favorável e conhecer realmente em quais pontos é preciso mudar ou melhorar.

O passo inicial para isso é coletar dados dos clientes a respeito do escritório de advocacia. Realizar pesquisas de satisfação a cada etapa do andamento processual, colher e registrar essas informações é de suma importância para estudar os dados.

Em seguida, é recomendável criar um verdadeiro sistema de relacionamento com o cliente. Isso quer dizer traçar metas de fidelização e também de acompanhamento das estratégias aprimoramento. Dessa maneira, o escritório de advocacia tem uma visão mais séria sobre essa estratégia.

Essas foram algumas informações sobre relacionamento com os clientes. É importante incluir tecnologias para otimizar todos os processos do escritório. Por exemplo, um software de coleta de dados pode ajudar muito a encontrar informações de forma rápida e aumenta a satisfação do cliente.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar no relacionamento com cliente? Leia agora mesmo esse texto e descubra o que o Big data pode oferecer de soluções para esse contexto.

Como o advogado pode melhorar o relacionamento com clientes? Veja!
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