Como fazer acompanhamento de processos jurídicos em épocas de crises?

O cenário econômico e político no Brasil é cercado de incertezas que afetam todos os segmentos, causando a instabilidade e comprometendo as atividades cotidianas. Nesse contexto, é inevitável que o setor jurídico também não sinta os efeitos dessa realidade.

Em um momento de crise é natural encontrar dificuldades para monitorar o andamento dos processos e decisões judiciais, entretanto, como é um segmento de grande importância e interesse social, é fundamental ter meios para facilitar o acompanhamento, acelerar o parecer final e a provisão de recursos, se for aplicável.

Principalmente em períodos de crise, é essencial manter o controle do status e dos dados de todos os processos, pensando nisso, confira neste post como fazer o acompanhamento dos processos jurídicos e ter alta performance e eficiência na gestão do escritório!

Qual a importância do acompanhamento dos processos em épocas de crises?

Saber tudo que está acontecendo com um processo que corre na justiça não é só uma questão para facilitar a rotina de um advogado, mas também de fazer um trabalho eficiente e transparente, que leva informações precisas para os clientes, seja pessoa física ou jurídica.

O andamento dos processos no judiciário brasileiro caminha a passos lentos, por isso muitas vezes os gestores deixam de acompanhar de perto, e tudo pode ser ainda mais intenso em um momento de crise.

Ocasionalmente existem muitos recursos financeiros esquecidos nos bancos oficiais provenientes de ações, por exemplo, trabalhistas. Recursos esses que seriam bem-vindos em um momento delicado.

Por esse motivo, é imprescindível ter domínio sobre as informações processuais durante a crise, para agir de forma estratégica e garantir que os interesses estejam sempre em pauta, buscando formas e meios para definir ações que possam dar celeridade e prover os recursos necessários, em um momento oportuno.

Como combater períodos de crise?

Passar pela crise de uma forma sólida é o grande objetivo de todo empreendimento. Embora pareça uma tarefa complexa, existem formas que contribuem bastante, como definir um planejamento específico e contar com os benefícios oferecidos pela tecnologia.

Um dos pilares da gestão para sobressair a uma crise é contar com um mapeamento detalhado de tudo que envolve um processo, seja do seu histórico ou situação atual, para assim, definir medidas cabíveis.

  • fase do processo;
  • disponibilidade de consulta
  • se há prazos para alguma das partes;
  • possíveis decisões;
  • há quanto tempo está paralisado ou em andamento.

Após esse levantamento, programe algumas ações que sejam relevantes o suficiente para embasar e ancorar as decisões mais impactantes.

Mapear os problemas

Os problemas fazem parte da rotina profissional de qualquer pessoa e a diferença entre ter controle sobre eles e evitar prejuízos ou passar pelas consequências está justamente em ações bem pensadas.

Para isso é preciso mapear todos os possíveis problemas, e estabelecer medidas para controlar a situação. Agir de forma antecipada e preventiva pode influenciar significativamente até no faturamento da empresa.

Saber quanto dinheiro pode estar parado na justiça

Caracterizado pela morosidade, o sistema judiciário do Brasil pode levar tanto tempo para concluir processos que acabam ficando esquecidos pelos envolvidos na ação, devido ao excesso de atividades do dia a dia e não conseguem controlar e acompanhar o andamento ao longo de meses, anos e até décadas.

Portanto, é preciso realizar um levantamento criterioso para saber quanto dinheiro está parado na justiça em todas as suas possibilidades, seja como depósito judicial ou outra forma. Considerar esse fator no planejamento financeiro é crucial para aumentar as chances de ter recursos na hora que mais precisar.

guia de como inovar no meio jurídico

Reduzir custos com processos

Qualquer forma inteligente de reduzir os custos contribui muito para combater períodos de crise e no escritório de advocacia não é diferente. Otimizar os processos internos com o objetivo de evitar gastos desnecessários e melhor aproveitamento do tempo traz resultados impressionantes a curto e médio prazo.

Para tanto, você pode rever todas as atividades para identificar pontos que possam ser melhorados. Uma alternativa interessante é ter um escritório tecnológico, adotando a inteligência artificial. A tecnologia oferece vantagens incríveis, principalmente para favorecer o melhor uso do tempo e economia.

Além disso, ajuda para ter:

  • produtividade da equipe;
  • organização;
  • otimização dos recursos;
  • evita erros;
  • informações centralizadas.;
  • maior engajamento dos funcionários.

Esses fatores têm influência direta na qualidade dos serviços prestados e na satisfação do público-alvo. Também favorece o marketing do escritório, proporcionando experiências agradáveis e aumentando, significativamente, as possibilidades conquistar e fidelizar novos clientes.

Contar com um software é o ideal para ter eficiência!

A tecnologia chegou para facilitar a gestão de um departamento jurídico, tornando simples atividades antes trabalhosas e que consumiam grande parte do tempo de uma equipe. Aspectos fundamentais para aprimorar os resultados de uma empresa.

Com a utilização de um software é possível ter um controle eficiente e de forma centralizada, descomplicada e automática. Facilitando o acesso aos dados sobre processos que estão em andamento, cujas informações sejam notórias e públicas.

Contar com a agilidade e praticidade da automação de dados favorece melhor organização profissional, pois, com a redução do tempo utilizado na busca por informações, ou até mesmo possíveis deslocamentos de pessoal, assim você pode se dedicar a estratégias e atividades para aumentar o faturamento.

A BIPBOP é uma empresa especializada que atua na captura de dados sobre os processos jurídicos disponíveis na internet e de forma estruturada e organizada, apresenta as informações para os clientes em formato XML.

Por meio de uma equipe qualificada, oferece uma alternativa tecnológica para otimizar os processos internos do seu escritório, com informações completas em tempo real a qualquer momento e onde estiver.

Embora seja necessário um investimento inicial, o retorno da automação dos dados é surpreendente para o negócio, por poupar o tempo e evitar a possibilidade de ocorrer erros de transcrição e interpretação.

Além disso, é um grande aliado para sobressair a crise e se destacar da concorrência, pois, contar com um software é um diferencial competitivo importante que garante maior apoio aos clientes, o que leva a sua satisfação, independente dos resultados do processo.

Como você percebeu, adotar a tecnologia é fundamental para superar momentos de crise e promover o crescimento e solidez. Portanto, ter eficiência no acompanhamento de processos jurídicos é relevante para melhorar os resultados e seguir uma trajetória de sucesso.

Se você curtiu o post e deseja conhecer mais sobre a melhor forma de acompanhar processos judiciais, que vai proporcionar vantagens exclusivas para o seu escritório, não perca tempo. Entre em contato conosco e saiba de tudo!

Como fazer acompanhamento de processos jurídicos em épocas de crises?
Compartilhe isso