Como aumentar a produtividade em escritórios de advocacia?

A rotina dos advogados costuma ser bastante corrida, com o acompanhamento de processos, intimações e prazos, além do atendimento aos clientes e às demandas extras que possam surgir ao longo do dia. Em meio a tudo isso, o grande desafio é manter a qualidade do trabalho e conseguir otimizar o tempo para produzir cada vez mais. Mas como aumentar a produtividade em escritórios de advocacia?

O exercício da profissão vem sofrendo muitas mudanças ao longo dos últimos anos. O avanço crescente da tecnologia impacta diretamente a gestão do escritório e transforma a relação dos advogados com a produtividade do seu trabalho. É preciso estar por dentro das melhores estratégias para conseguir bons resultados nessa área.

Conheça, a seguir, algumas ações que os escritórios de advocacia podem colocar em prática para serem mais produtivos!

Investir no relacionamento com o cliente

O relacionamento entre advogado e cliente começa no contato antes do processo e precisa se manter durante e após a tramitação da ação. Por isso, é fundamental investir nessa relação para que o contato e o diálogo sejam frequentes entre ambos.

Todo cliente gosta de se sentir especial, e conseguir oferecer isso não é difícil. Basta entregar um serviço de alta qualidade, ouvir as sugestões e esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Investir no relacionamento com os funcionários

Além de manter uma boa relação com os clientes, é fundamental investir no relacionamento com os colaboradores. Afinal, todos que trabalham no local têm o objetivo comum de contribuir para o crescimento do escritório. Por isso, é importante ter atenção para não deixar que pequenas desavenças atrapalhem o diálogo.

Além disso, é preciso ser flexível quanto à contribuição nos processos, garantindo que os profissionais não se esquivem de pegar pequenas causas ou ações de determinadas áreas. Isso pode ser conseguido com uma boa conversa para alinhar as regras aos objetivos profissionais de cada um.

Estabelecer metas

Uma estratégia importante para aumentar a produtividade é estabelecer metas. Ao traçar objetivos específicos, o cérebro trabalha para alcançar esses resultados, e acaba tornando as pessoas mais eficientes.

É importante que as metas sejam quantificadas. Além disso, o ideal é criar metas de curto, médio e longo prazo. Isso permite traçar planos mais realistas e, consequentemente, mais alcançáveis, o que é essencial para evitar o desânimo na busca para atingir a meta.

Evitar possíveis distrações

Estamos vivendo, atualmente, em um mundo cada vez mais conectado. O acesso à internet e o uso de smartphones transformou a rotina da população em geral, e isso também impacta a vida profissional. A relação intensa com as redes sociais acaba invadindo o horário de trabalho. Por isso, é preciso monitorar o uso dessas ferramentas.

Uma dica é manter o celular fora do campo de visão enquanto estiver em atendimento, ou colocar o aparelho no modo silencioso durante uma atividade intelectual. Definir horários específicos para ler e responder os e-mails e mensagens das redes sociais também é uma boa estratégia. Outra forma de evitar distrações com esses dispositivos é separar o uso das redes sociais durante o expediente apenas para tratar de assuntos profissionais.

Priorizar as atividades

Uma cena vista com frequência em escritórios é o profissional mergulhado em diversas atividades. No meio da rotina, a impressão é de que todas as tarefas são inadiáveis. Contudo, saber priorizar as atividades é um ponto importante para manter a produtividade em alta. Para isso, é fundamental separar as tarefas entre importantes e urgentes.

Assim, dê prioridade às atividades que têm prazos mais curtos, ou que, caso não sejam realizadas, atrapalharão o trabalho de alguém. Outros critérios podem ser utilizados para colocar tudo em ordem de prioridade. O importante é garantir o pleno funcionamento do escritório.

Manter controle sobre o tempo

Além de definir qual atividade deve ter mais prioridade, é preciso dedicar uma quantidade apropriada de tempo para cada uma. Caso perca tempo demais em alguma tarefa, isso vai impactar nas demais.

Para garantir uma boa organização nesse sentido, nada melhor do que um bom planejamento, estabelecendo um horário para cada atividade. Com uma boa gestão de tempo, é possível realizar mais em menos tempo, tornando o profissional mais produtivo.

Adotar um software jurídico

É preciso dar atenção ao uso de um software jurídico, tamanha é sua importância na gestão dos escritórios. Com o programa correto, é possível até mesmo duplicar a produtividade. Ele organiza as informações com excelência e oferece diversas ferramentas e benefícios.

Os softwares podem ser utilizados para busca e leitura de publicações nos sites dos tribunais ou diários oficiais, acompanhamento processual, e diversas outras atividades da rotina jurídica.

Usar a tecnologia a seu favor

O maior obstáculo da produtividade é o tempo despendido em tarefas simples do dia a dia profissional, mas que acabam por tomar muito tempo do advogado. Excelentes exemplos são a busca por publicações nos diários oficiais, o acompanhamento do andamento processual e alimentação do sistema com essas informações.

Imagine substituir todas essas atividades por procedimentos automatizados. Com certeza aumentaria muito a produtividade do escritório, certo? Pois é possível conseguir isso com as inovações tecnológicas que têm surgido para o setor jurídico.

Podemos utilizar a tecnologia para armazenar esses dados e alimentar os sistemas automaticamente, com o uso de diversos aplicativos. Essa é uma ótima forma de conseguir mais tempo para cuidar de outras tarefas do escritório.

Contratar soluções tecnológicas

Existem empresas especializadas em oferecer soluções tecnológicas para diferentes tipos de negócios, que atendem bem às necessidades da advocacia. Uma delas é a BIPBOP, que faz a captura, a atualização e o filtro dos dados que estejam disponíveis na internet e que tenham relevância para o negócio, além de oferecer toda a informação em tempo real.

Essencialmente, saber como aumentar a produtividade em escritórios de advocacia faz parte de uma boa gestão. Para isso, invista em novas tecnologias e se atualize constantemente. Existem diversas ferramentas que podem otimizar o trabalho com a automatização das principais tarefas operacionais e, ainda, tornar as informações mais acessíveis.

Agora que você já conhece o papel da tecnologia na produtividade do escritório, entre em contato conosco e veja as soluções que podemos oferecer ao seu negócio!

Como aumentar a produtividade em escritórios de advocacia?
Compartilhe isso