/ carreira

Carreira de TI: 4 dificuldades que podem comprometer o sucesso

Em um post anterior, relacionamos as 5 habilidades que são imprescindíveis para todo profissional de TI. Hoje, vamos lidar com o outro (e igualmente importante) lado da moeda. Se as capacidades de adaptação e atualização constantes, a comunicação com o cliente e o pensamento estratégico são quesitos fundamentais para quem atua na área, existem alguns obstáculos que podem atravancar o caminho do seu sucesso.

Para que você não perca as chances de crescer em um setor cada vez mais valorizado no Brasil (as oportunidades para profissionais qualificados de TI são numerosas, seja como funcionário contratado ou prestador autônomo de serviços), selecionamos 4 deficiências que devem ser trabalhadas e superadas. É preciso ter em mente, acima de tudo, que o atual cenário é promissor, mas já não basta deter apenas bons conhecimentos técnicos em programação para vencer e se destacar. Acompanhe nosso conteúdo e tome nota!

Falha comunicação

Sim, sabemos que este é um dos principais desafios para os profissionais da área, que costumam ser mais analíticos e menos comunicativos. No entanto, é um obstáculo que definitivamente precisa ser superado, ainda que geralmente não integre o perfil de quem lida com tecnologia. Para desenvolver projetos da melhor maneira possível, é mais que importante ouvir e se comunicar com o cliente: a satisfação dos usuários é parte fundamental - senão a mais relevante - do processo. Manter o contato para informar sobre o andamento do trabalho e pedir feedback do seu público, fazendo perguntas periódicas como “está tranquilo entender os procedimentos?” e “o sistema está amigável?”, é sua função como consultor e profissional que procura fazer sempre o seu melhor.

Sem conseguir passar informações com clareza, não há quem se sustente e cresça no mercado.

Incapacidade de trabalhar fora da curva

Com a expressão “fora da curva”, aqui, queremos dizer fora da área de atuação. É claro que o desejável para profissionais de qualquer área é atuar no próprio setor de especialização, mas a área de TI muitas vezes exige a realização de projetos que fogem bastante deste campo de conhecimento. É difícil encontrar companhias de tecnologia que tenham um volume de demandas alto o suficiente para que os profissionais de área atuem somente em seu setor específico. Isso ocorre devido a uma legislação que proíbe a terceirização quando o segmento principal das organizações é a tecnologia.

Adquirir habilidades para atuar de maneira mais generalista, assim, é uma medida importante para quem quer crescer na área.

Não ter domínio em inglês

Grande tabu do setor de TI, na teoria o domínio do inglês é bastante disseminado entre os profissionais. No entanto, fica claro para os especialistas que a fluência do idioma não é um traço tão comum no mercado como se apregoa por aí. Em muitos casos, programadores estão aptos para consultar manuais técnicos na língua e compreender determinados termos para resolver problemas, mas não são de fato fluentes a ponto de manter uma conversação com os clientes no atendimento. Se esta for sua situação, fique atento para se atualizar e incrementar seus conhecimentos no idioma - eles são extremamente requisitados.

Encarar a autopromoção como grande obstáculo e\ou fator dispensável

Assim como a dificuldade de comunicação, este é outro traço que em geral falta na lista de habilidades dos profissionais de TI. Se você se encaixa neste quadro, saiba que a autopromoção é uma ferramenta-chave para exercer um bom marketing pessoal. Ainda que este seja um grande desafio, para vencer na carreira é necessário saber comunicar e divulgar bem suas habilidades. Além disso, é preciso que você esteja ciente da importância do seu trabalho e de que promove uma grande diferença competitiva para as companhias que contam com seus serviços. Autopromoção não é propaganda gratuita - é saber valorizar-se no mercado.

Muito além dos conhecimentos específicos para saber programar, diversas capacidades muitas vezes consideradas “secundárias” são determinantes para garantir um bom posicionamento no mercado de TI. A habilidade de cativar e ouvir o cliente, a aptidão para trabalhar em equipe e uma boa noção da importância do marketing pessoal podem se constituir grandes obstáculos, mas certamente merecem ser ultrapassados.

E você, se identifica com algumas das dificuldades que listamos acima?

Carreira de TI: 4 dificuldades que podem comprometer o sucesso
Compartilhe isso