Tudo o que você precisa saber sobre BPO jurídico para otimizar os processos de seu escritório ou departamento.

O Brasil é considerado um dos países com maior carga tributária e com o andamento jurídico extremamente complexo. Esses fatores contribuem para uma estrutura burocrática, que acaba deixando os escritórios de advocacia menos competitivos e inovadores. Para reverter essa situação, uma saída é adotar o BPO jurídico.

Essa é uma estratégia que tem o objetivo de reduzir custos e de otimizar os processos internos. O BPO jurídico também melhora a imagem do escritório perante o mercado, pois se torna especialista e apresenta alta performance em áreas que não são do seu core business.

É sobre esse assunto que vamos abordar. Conheça o que é BPO jurídico e quais são os impactos na rotina do escritório de advocacia. Saiba como escolher uma empresa alinhada às necessidades do escritório. Confira!

Afinal, o que BPO jurídico?

Business Process Outsourcing é o significado da sigla BPO que, em tradução livre, pode ser entendida como terceirização de processo de negócios. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma estratégia em que a empresa decide terceirizar algumas de suas tarefas com objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência.

O BPO jurídico é a aplicação desse conceito para serviços jurídicos. Geralmente, é adotado por escritórios que começam pequenos e, quando vão crescendo, acabam se deparando com novas demandas do mercado.

No entanto, por várias razões, como ter uma equipe interna pequena, o escritório não tem condições de atender a essas demandas. A saída é terceirizar.

É o caso, por exemplo, das empresas que não têm uma equipe própria de recursos humanos ou gestão de pessoas. Para elas, é mais interessante terceirizar esses serviços e focar outras tarefas mais especializadas do negócio.

Também, o BPO jurídico é eficiente para escritórios de médio e grande porte, pois a terceirização permite que a empresa continue em seus processos de maneira responsável e garanta excelência em todos os âmbitos de atendimento. Os processos a serem terceirizados podem ser os serviços financeiros, de gestão de recursos humanos, tecnologia, contabilidade, entre outros.

Quais os impactos do BPO jurídico na rotina do escritório de advocacia?

O BPO jurídico surge como facilitador e traz muitos benefícios para o escritório. Por exemplo, há melhoras na economia de custos e também no desempenho da equipe. Vamos conhecer, a seguir, algumas das vantagens que acabam influenciando a rotina no escritório de advocacia.

Maior produtividade e redução de custos

Geralmente, o escritório de advocacia realiza a contratação terceirizada de atividades que não fazem parte do seu core business. Isso significa que o BPO jurídico ajuda a agregar especialistas de fora do escritório para entregar resultados que não conseguiu fazer sozinho.

Dessa maneira, é possível perceber que a equipe de trabalho pode se dedicar a tarefas especializadas, o que garante o aumento da sua produtividade. O uso do BPO jurídico também evita a contratação de profissionais em caráter efetivo, o que reduz os custos de manutenção de um funcionário.

Melhora da imagem do escritório perante o mercado

Quando o escritório adota BPO jurídico, acaba tendo como consequência uma melhora na imagem da companhia da empresa diante do mercado. Isso ocorre porque o escritório de advocacia acaba tendo excelência em execução de outras atividades.

Por exemplo, o escritório que recorrentemente recebe prêmios pelo seu desempenho nos processos jurídicos pode também acabar recebendo congratulações pela boa performance do setor de recursos humanos. Ou seja, a empresa é vista como especialista em diversas áreas.

Organização dos processos

O BPO jurídico ajuda a aumentar a eficiência na execução de todos os processos. Isso porque a empresa especializada tem capacidade de implementar melhorias nos processos internos do departamento jurídico da empresa contratante.

Como resultado disso, é possível observar a modernização dos sistemas e metodologias de gestão, fazendo com que empresas reduzam seus custos operacionais e sejam mais competitivas.

Como escolher uma empresa de BPO jurídico alinhada às necessidades do escritório?

Escolher uma empresa de BPO jurídico pode envolver uma série de fatores. Para que o escritório consiga ter todos os benefícios dessa solução, é fundamental ter cuidado em cada detalhe. Vamos conhecer alguns deles, a seguir.

Tenha objetivos claros

O BPO jurídico é um serviço versátil e, para que a empresa faça a escolha correta, ela precisa ter objetivos claros ao investir nessa solução. Dessa maneira, a empresa consegue criar uma estratégia eficiente e garantir o crescimento de forma contínua no negócio, evitando erros em longo e médio prazo.

Utilize métricas de desempenho

As métricas de desempenho são fundamentais para identificar se os serviços estão sendo realizados dentro do programado. Ao contratar uma empresa de BPO jurídico, é importante que sejam criados indicadores para avaliar o impacto dessas atividades terceirizadas.

É preciso verificar se se essas tarefas são capazes de atender às metas do escritório de advocacia. Dessa maneira, será possível efetivar as mudanças de maneira rápida e garantir o retorno sobre o investimento.

Procure por uma empresa alinhada ao perfil do escritório

Quando o escritório de advocacia decide investir em serviços de uma empresa terceirizada, é fundamental que ele busque o apoio de um parceiro que compreenda de fato os seus objetivos. Nesse sentido, é importante que a escolha seja alinhada ao perfil do negócio.

Por exemplo, é preciso verificar se a empresa terceirizada tem experiência no setor, há quanto tempo atua em BPO jurídico e se ela tem portfólio de trabalho em outros escritórios de advocacia.

Também não se deve deixar de levar em consideração as certificações de qualidade. Esse tipo de documentação ajuda a identificar se a empresa terceirizada tem um compromisso de sempre oferecer serviços eficientes, gestão moderna e qualificada com as melhores práticas, processos automatizados e de alta performance.

Essas foram algumas informações sobre BPO jurídico. É importante destacar que uma contratação bem sucedida garante o crescimento do escritório. Isso porque os serviços de BPO jurídico consistem em uma proposta de ganho de agilidade, em razão da contratação de força de trabalho de profissionais e de sistemas, que já compreendem a dinâmica das fases processuais e dos sistemas eletrônicos dos tribunais.

Essas informações foram importantes para você? Então, compartilhe este texto nas redes sociais.

Tudo o que você precisa saber sobre BPO jurídico para otimizar os processos de seu escritório ou departamento.
Compartilhe isso