/ bigdata

Big Data e Gestão: saiba como o conceito pode te ajudar a tomar melhores decisões no seu negócio

Você já imaginou o valor da informação nos dias atuais? Em algumas cifras, ela pode chegar a U$ 450 bilhões. Esta é a quantia economizada pela indústria de assistência médica norte-americana ao utilizar ferramentas que buscavam e analisavam informações para tomar as melhores decisões. Entretanto, por incrível que pareça, o preço dos dados não se mede apenas em dinheiro, mas sim em escolhas acertadas e em uma maior competitividade que podem ser conferidas aos seus negócios. Logo, é possível dizer que, sim, informação é muito valiosa e precisa ser bem utilizada.

E como fazer isso? Como utilizar dados e informações disponíveis na rede para fazer sempre as melhores decisões e ganhar dinheiro com isso? A resposta para todas estas perguntas é bem simples: aplicar o conceito do Big Data em sua gestão. Com ferramentas que se baseiam no BD, é possível ter as melhores previsões. São tecnologias que constroem, a partir de dados, modelos e padrões que traçam relações de causa e efeito e podem trazer as melhores soluções para as suas incertezas de gestão.

Quer saber mais sobre como o conceito do Big Data pode ajudá-lo a tomar suas decisões? Então confira este post que traz as melhores estratégias utilizando ferramentas baseadas em BD, e que poderão traçar o melhor caminho para a sua gestão!
Mensuração e Experimentação: possibilidades do Big Data

Antes de conhecer como o conceito do Big Data pode ser aplicado em sua gestão e na tomada de suas decisões, é necessário que você saiba mais sobre as suas possibilidades. Basicamente, em um planejamento, as ferramentas baseadas no BD permitem que você possa:

Mensurar

Neste caso, as tecnologias que utilizam o conceito do Big Data realizam a captura de dados e informações em toda a rede - fóruns, redes sociais e sites - relacionados a qualquer aspecto de sua empresa, como mercado, consumidores, produtos, etc. E, dessa forma, é possível medir a performance de seus negócios.

Experimentar

Aqui, as ferramentas baseadas no conceito trazem para sua gestão as diversas possibilidades e caminhos que os seus negócios podem traçar. Assim elas mostram, a partir de cada “experiência”, qual seria o resultado alcançado por sua empresa, tornando a sua tomada de decisões bem mais eficaz e segura.

Estratégias para tomar decisões

Antes de decidir, é importante que você explore informações, analise-as e experimente os resultados que terá com esta ação. Para isso, você deve utilizar as ferramentas baseadas no conceito do Big Data e capturar dados em redes sociais, fóruns e sites para ter ideias de produtos e resenhas geradas por consumidores.
A partir deste ponto, é possível traçar as suas estratégias em três passos. Eles são:

1. Explorando o Big Data Social

Os responsáveis pelo planejamento daquela ação buscam informações nas redes sociais e constatam quais de suas hipóteses obterão as melhores aprovações de potenciais consumidores. Estas hipóteses podem ser, por exemplo, a proposta de um novo produto ou a construção de uma nova loja.

2. Questionando os consumidores

Com o protótipo do novo produto ou as ideias já estabelecidas, é possível testar a sua aplicabilidade por meio do crowdsourcing. Ou seja, questionar as opiniões e avaliações de um determinado grupo - geralmente, o público-alvo da empresa - para verificar se vale a pena investir naquela decisão.

3. Determinando e finalizando o projeto

De posse dessas informações, a equipe poderá determinar qual é o valor e a validade daquele projeto, verificando, por exemplo, se ele terá grande aceitação e será valorizado pelo público. Além disso, é possível checar também a viabilidade daquela decisão e adequá-la para que melhores resultados sejam obtidos.

Estas são medidas que estão sendo tomada por diversas companhias em todo o mundo neste exato momento. Em todas elas, a ação garante uma excelente forma de competir no mercado e alcançar os próprios objetivos. É o que fez a Starbucks, que criou um programa para que seus consumidores pudessem avaliar, votar, inscrever e compartilhar ideias de novos produtos. Em pouco tempo, a empresa coletou mais de 100.000 propostas. Deste modo, ela conseguiu fortalecer a sua marca e melhorou a venda de seus produtos.

Utilizar o conceito do Big Data para tomar suas decisões é uma excelente estratégia para obter ótimos resultados. Lembre-se que um imenso volume de informações está disponível na rede e ela pode auxiliar - e muito - sua trajetória para o sucesso. Por isso, não hesite em utilizar as ferramentas de captura, armazenamento e análise de dados e escolha, sempre, os melhores caminhos a serem traçados.

E, você? Já tomou alguma decisão com as ferramentas que utilizam o conceito do Big Data? Quais foram os resultados coletados? Deixe as suas experiências, sugestões e ideias nos comentários abaixo!

Big Data e Gestão: saiba como o conceito pode te ajudar a tomar melhores decisões no seu negócio
Compartilhe isso