/ dados

Big Data: chave para melhorar o relacionamento com os clientes

Como anda o seu relacionamento com os clientes? O que você sabe sobre eles? Como você consegue demonstrar seu interesse para o seu público? Se a resposta para estas perguntas não foi das melhores, está na hora de utilizar um dos potenciais do Big Data: o de aprimorar o vínculo entre a sua empresa e os seus consumidores.

Durante os últimos anos, as grandes corporações desenvolveram seus imensos armazéns de dados com cargas e mais cargas de informações sobre o cliente para aprimorar, cada vez mais, os seus serviços e, principalmente, o seu relacionamento com o público. E, agora, quem não adere a esta nova onda - a do Big Data - perde muitos pontos com os próprios públicos.

Endereços, horário de compra, forma de pagamento, hobbies, gostos:todos estes aspectos sobre seu cliente podem estar ao alcance de sua mão. E quer saber como utilizar estas informações?

É simples! É só conferir este post que traz mais dicas de como aplicar a solução do Big Data para garantir um bom relacionamento com os seus clientes!

Como aplicar o Big Data para melhorar o relacionamento?

Usuários das redes estão, a todo tempo, divulgando informações pessoais por aí. São zettabytes de dados que revelam muito sobre quem são os seus clientes, o que fazem, onde moram, o que consomem, do que gostam, etc. E, isso, sim, é um prato cheio para as suas estratégias de CRM (Customer Relationship Management).

Com estes dados, é possível, por exemplo, aprimorar o seu atendimento, oferecer os produtos mais apropriados para os clientes, realizar o auto-preenchimento dos cadastros e, principalmente, fortalecer o seu vínculo com o consumidor. São ínumeras vantagens que já estão sendo aproveitadas por diversas companhias em todo o mundo e que estão melhorando as experiências tanto de consumidores quanto de empresas.

É o que faz, por exemplo, a rede varejista norte-americana que investe no conceito do Big Data para conhecer melhor os seus consumidores e enviar mensagens menos intrusivas e mais comunicativas. Garantindo, dessa forma, uma maior confiança de seus clientes e o melhor: economizando milhões em publicidades inúteis que não trazem nenhuma eficiência e são, completamente, despersonalizadas.

Além disso, esta é a forma encontrada por companhias para modificar a forma de atendimento de seus SACs. Com as informações utilizadas por ferramentas do Big Data, a Netflix, por exemplo, consegue identificar quais seriados, filmes e programas de TV a que o cliente atendido assiste. Para, dessa forma, personalizar o seu atendimento.

Do que preciso para melhorar o relacionamento com o cliente?

Para ter todo este suporte em suas mãos, é necessário que você invista em soluções tecnológicas que poderão trazer e analisar os imensos conjuntos de dados presentes na rede. Por isso, a primeira coisa a se fazer é buscar uma plataforma de hardware, chamada de MPP (Massively Parallel Processing), que possa dar um retorno rápido à análise destes dados. A boa notícia é que, atualmente, já existem inúmeras opções destes sistemas no mercado e todos são bem capacitados para ajudar a sua empresa em seus objetivos.

E, além desta infra-estrutura, é necessário, também, que você ofereça toda a capacitação e treinamento adequado para os seus colaboradores. Dessa forma, é possível que os planejamentos e as alterações que ocorrerão em sua empresa durante este processo tenham menor impacto em seus funcionários e que elas sejam bem aplicadas nas áreas específicas da organização.

E, lembre-se que o mais importante em toda aplicação do Big Data é a maturidade analítica apresentada por seus profissionais. Pois, só assim, será possível utilizar todas as potencialidades da solução tecnológica para elaborar as melhores estratégias de relacionamento e de aproximação com o seu consumidor.

Aproveite que, segundo os relatórios, esta é ainda uma novidade em terras brasileiras, e comece a utilizar a solução para melhorar as suas estratégias de relacionamento. Certamente, a sua empresa ganhará muito em competitividade e inovação, além de seus clientes que terão, sempre, os melhores serviços e as melhores experiências com suas lojas.

E, você? Já utilizou as potencialidades do conceito do Big Data para aprimorar o relacionamento e estreitar os vínculos com os seus clientes? Acredita que esta pode ser uma ótima forma de garantir a fidelização de seu público? Compartilhe as suas ideias, experiências e opiniões nos comentários abaixo!

Big Data: chave para melhorar o relacionamento com os clientes
Compartilhe isso