7 benefícios que a automação jurídica pode proporcionar a você

Quando se fala sobre automação jurídica, tem-se em mente a utilização de softwares jurídicos ou outras inovações tecnológicas que realizam, de forma automática, as tarefas operacionais que anteriormente necessitavam ser feitas de maneira manual. Nesse sentido, a automação jurídica se torna uma grande aliada para os escritórios de advocacia.

Isso porque ela é capaz de substituir e executar o trabalho repetitivo e operacional. Além disso, a realização desses procedimentos é mais ágil, aumentando a produtividade global do escritório. Sem contar que é possível reduzir custos e permitir que os profissionais do escritório se detenham nas análises estratégicas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe o texto e conheça alguns dos principais benefícios da automação jurídica. Confira!

1. Aumento da produtividade

Obter mais produtividade em escritório de advocacia é outro benefício da automação jurídica. Por exemplo, com o uso de um software jurídico, o advogado não perde tempo dando carga no processo, buscando cópias físicas dos documentos.

Com a automação jurídica, o processo já se encontra no sistema e, nele, estão distribuídas as informações necessárias. Nesse sentido, o advogado consegue ter acesso mais ágil ao processo, o que ajuda a otimizar o tempo dos prazos.

2. Ganho de tempo

A automação jurídica pode trazer um diferencial quando se trata da gestão do tempo. Isso pode ser visto por meio de várias situações. Hipoteticamente, vamos imaginar que o escritório receba um telefonema de um cliente, solicitando informações a respeito de um determinado processo que foi concluído há alguns anos.

Buscar por essas informações diante de dezenas de outros processos disponíveis definitivamente não é um procedimento fácil. Sem utilizar a ajuda de um software jurídico, fruto do desenvolvimento da automação jurídica, pode ser praticamente impossível encontrar essas informações de maneira imediata.

Vamos considerar também a situação em que um advogado se desvinculou da empresa e é preciso buscar informações produzidas por ele para dar andamento aos processos. Assim como no caso anterior, sem a ajuda da automação jurídica, essa situação também se apresenta como bastante trabalhosa.

Nesse sentido, o tempo gasto para a busca de informações consegue ser melhor controlado com ajuda da automação. Isso porque um software jurídico permite a você ter acesso às informações de maneira centralizada e ágil a qualquer tempo e de qualquer lugar.

3. Maior domínio sobre os prazos

Dentro da área jurídica, cumprir os prazos é algo extremamente importante, pois as ações dizem respeito, em muitos casos, a direitos fundamentais. Por terem essa natureza, não podem ser negligenciadas, sendo necessário que sejam resolvidas o mais rapidamente possível.

Nesse sentido, a adoção de um software jurídico por meio da automação jurídica garante a criação de estratégias que ajudam a ter maior domínio sobre os prazos.

É o caso, por exemplo, do software emitir lembretes para cada prazo de cada fase do processo. Dessa maneira, o advogado consegue ter uma visão global sobre os processos que estão próximos de serem resolvidos e, com isso, efetuar um melhor gerenciamento sobre as tarefas que devem ser prioritárias.

4. Melhor integração de dados

A automação jurídica também facilita a integração entre diferentes áreas e departamentos do escritório de advocacia.

Por exemplo, a implementação de um software jurídico pode facilitar a comunicação entre o departamento de contabilidade e o de recursos humanos. Assim como pode melhorar a conectividade entre as estratégias de marketing e o setor financeiro.

Isso porque a automação jurídica permite a atualização e sincronização de informações trocadas pelos setores do escritório de advocacia. Como resultado disso, a gestão se torna mais coesa e garante um melhor funcionamento entre todos os setores.

É importante salientar o benefício da segurança de dados provenientes da automação jurídica. Isso porque os softwares conseguem utilizar mecanismos de criptografia, os quais tornam as informações inteligíveis para aqueles que não têm acesso ao documento ou sistema.

A informação somente será decodificada com acesso a uma chave específica. Essa medida adotada pela automação jurídica evita que os dados sejam furtados ou que haja invasão no sistema.

5. Avaliação de desempenho

A automação jurídica conta com a possibilidade de consolidar dados sobre os clientes, os processos e a própria gestão da empresa. Também consegue criar métodos de avaliação de desempenho.

Isso porque os softwares permitem a emissão de relatórios personalizados e individualizados e que podem mensurar o desempenho de cada setor. É possível, por exemplo, que o relatório mostre quais são os processos que continuam ativos e aqueles que já foram finalizados.

Pode ainda identificar o faturamento mensal proveniente de cada cliente. Dessa maneira, os relatórios emitidos pela automação jurídica conseguem verificar os gargalos, permitindo, com isso, tomadas de decisão mais certeiras.

6. Redução de custos

Pouco adianta fazer implementação de um sistema de automação jurídica se os seus benefícios não refletirem em uma boa estratégia financeira. É certo que a automação jurídica vai demandar um investimento inicial para ser implementada.

No entanto, a redução de custos é um resultado a longo prazo, uma vez que é possível aumentar a produtividade da equipe, reduzir o tempo de realização das tarefas, dentre outras vantagens.

Por exemplo, a automação jurídica pode cortar custos com pessoal. Como toda a tecnologia consegue realizar grande parte das atividades burocráticas, não será necessário que o escritório contrate estagiários para desempenhá-las.

7. Satisfação do cliente

Um melhor relacionamento com o cliente também é outro benefício promovido pela automação jurídica. Os motivos para isso são muitos. Por exemplo, a automação ajuda a agilizar os prazos, o que permite deixar o cliente satisfeito.

Um escritório que investe em tecnologia também tem a sua credibilidade aumentada no mercado, uma vez que os clientes percebem o nível de modernização do empreendimento com o objetivo de se preparar para as tendências do futuro.

Essas foram algumas informações sobre automação jurídica. É importante destacar que uma empresa especializada no assunto pode realizar automação de diversos procedimentos rotineiros no escritório, como o acompanhamento de processos jurídicos e de recuperação de depósito judicial.

Quer conhecer uma empresa que pode ajudar você nesse processo de transformação digital? Entre em contato com a BIPBOP e descubra agora mesmo como ela pode ajudar o seu negócio!

7 benefícios que a automação jurídica pode proporcionar a você
Compartilhe isso