Advocacia 4.0: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui

A sua empresa tem buscado adotar novas tecnologias com o objetivo de prestar serviços jurídicos mais otimizados e eficientes? Então, você deveria considerar a advocacia 4.0. O conceito trata de uma conduta profissional de adotar as inovações da transformação digital na área do direito.

Essa estratégia não se resume a utilizar troca de mensagens via redes sociais com os clientes. A advocacia 4.0 é uma revolução que abrange mais recursos, como a utilização de Inteligência Artificial, Big Data e jurimetria.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça quais são as características da advocacia 4.0, por que ela é importante para o seu negócio e como pode ser aplicada na sua empresa. Confira!

Quais as características da advocacia 4.0?

Na advocacia 4.0, é fundamental compreender que a tecnologia desempenha um papel de aliada dos advogados do escritório, e não uma substituta. Isso significa que as inovações tecnológicas servem para facilitar todo o trabalho e oferecer novas oportunidades. A seguir, você vai conhecer outras características da advocacia 4.0.

Facilidade de acesso ao conhecimento jurídico

Graças à digitalização das informações, hoje, é possível que o mercado jurídico saia do mundo físico e vá para os meios digitais. Com isso, novos modelos de negócio e abordagens com os clientes surgiram, já que o conhecimento jurídico se tornou mais democratizado e acessível.

Nesse sentido, a advocacia 4.0 se baseia num comportamento de racionalidade, buscando sempre os dados de forma objetiva e mantendo uma comunicação transparente e acessível.

Agilidade para resolver conflitos

Na advocacia 4.0, os conflitos judiciais apresentam uma nova abordagem. Eles são vistos como barreiras para otimizar o fluxo de tempo no escritório. Nesse sentido, a advocacia 4.0 exige soluções criativas.

Uma das práticas, nesse contexto, é a descentralização das atividades. Dessa forma, as tarefas com alto grau de complexidade e que, geralmente, possuem conflitos judiciais são distribuídas em diversos setores.

Os profissionais trabalham de maneira integrada, o que aumenta a velocidade nos processos e no gerenciamento das ações. Assim, ninguém trabalha sozinho, sobrecarregado e diminuindo o nível de produtividade.

Ampliação da capacidade analítica

Outro importante aspecto da advocacia 4.0 é sua capacidade de desenvolver uma visão baseada em dados. Isso quer dizer que o advogado necessita desenvolver novas habilidades competitivas e usar ferramentas como Big Data. Dessa maneira, é possível ter uma visão fundamentada nos dados objetivos, realizar estudos a partir das estatísticas e métricas que contribuem para a gestão voltada para os resultados.

A adoção de softwares jurídicos, por exemplo, que é uma das estratégias da advocacia 4.0, ajuda a analisar e interpretar os dados em tempo real. Assim, o profissional consegue ter mais precisão e ser mais ágil na apuração dos fatos presentes dos processos. Além disso, ele consegue substrato para tomar decisões mais estratégicas.

Maior velocidade na interpretação de problemas

Na advocacia 4.0, é fundamental que o advogado consiga desenvolver de maneira ágil a interpretação dos problemas com a facilidade em acessar o conhecimento e o intenso fluxo de informações presentes no mundo digital.

O advogado que atua com advocacia 4.0 consegue analisar os fatos e os dados de maneira rápida. Como consequência, esse profissional conseguirá produzir soluções rápidas e inéditas para os mais variados problemas do escritório.

Por que adotar a advocacia 4.0?

Quando o escritório de advocacia se consolida com as práticas da advocacia 4.0, consegue obter vantagens nunca antes vistas. O primeiro benefício é visto na rotina de trabalho, que se torna cada vez mais escalável e ágil.

Outra característica é que o escritório que adota a advocacia 4.0 aumenta a sua credibilidade no mercado, uma vez que os clientes percebem o nível de modernização daquele empreendimento, que tem o objetivo de se preparar para as tendências do futuro.

Como implementar a advocacia 4.0?

Depois de conhecidas as principais características e importância da advocacia 4.0, chegou o momento de saber como adotar essa estratégia. A seguir, separamos alguns dos principais elementos que ajudam a aumentar a flexibilidade, a gestão do tempo no escritório e a produtividade. Vamos conferir?

Conectividade com aplicativos

A advocacia 4.0 exige que a comunicação seja rápida e alcance todos. Nesse sentido, é preciso adotar aplicativos de mensagens instantâneas que ajudem a equipe a se conectar entre si e com os clientes.

Utilização de serviços jurídicos online

A advocacia 4.0 também preza pela utilização de serviços jurídicos online, e isso quer dizer, por exemplo, adotar a estratégia da jurimetria, que é a análise de dados e o acesso a processos registrados em sites do Judiciário.

Dessa maneira, há o acesso a um determinado comportamento de decisões judiciais, o que facilita a tomada de decisões no escritório de advocacia.

Digitalização de documentos

Economizar papel é um dos outros preceitos da advocacia 4.0. Nesse sentido, é preciso deixar de lado grande parte do arquivo físico e adotar um arquivamento digital em nuvem.

Para isso, é preciso que o escritório inicie o processo de digitalização dos documentos e adote outras tecnologias que garantam a segurança dos dados digitalizados. Exemplo disso é a assinatura digital, que permite que os trâmites fiquem mais rápidos e seguros.

Marketing digital

Outra estratégia para aplicar advocacia 4.0 é se abrir para o mundo digital de maneira publicitária. Nesse sentido, o escritório cria pontes de contato com seu público com a finalidade de mostrar quais são os valores e os objetivos do negócio.

Portanto, é fundamental investir em marketing digital, oferecendo artigos informativos aos clientes e criando uma gestão nas redes sociais para melhor atendê-los.

Apresentamos algumas informações sobre a advocacia 4.0. É importante destacar que o empresário que está interessado em aplicação da inteligência artificial em seu negócio necessita contratar uma empresa especializada. Somente ela poderá oferecer soluções inteligentes para auxiliar de maneira moderna e eficiente o desenvolvimento de tecnologias nesse setor.

Quer conhecer uma empresa que pode ajudar você nesse processo de transformação digital? Entre em contato com a BIBBOP e descubra agora mesmo como ela pode ajudar o seu negócio!

Advocacia 4.0: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui
Compartilhe isso