/ ux

6 princípios essenciais que garantem a usabilidade da sua interface

Investir na melhoria da usabilidade do seu site corporativo ( que implica em aumentar o conforto e a satisfação do usuário ao utilizar a interface) é uma das estratégias mais importantes para otimizar a experiência do seu cliente ao visualizar o conteúdo da sua página, realizar buscas de produtos e informações e efetuar compras online a partir do portal da sua empresa.

A UX (User Experience ou experiência do usuário) trata de todos os fatores envolvidos na interação do usuário com o seu empreendimento/serviço/produto. Deste modo, investir no conceito significa investir também na qualidade e na eficácia desta interação, além de obter uma maior taxa de conversão para o seu negócio.

Tudo isto implica em oferecer tudo aquilo que seus clientes precisam da forma mais simples e direta possível, desde o modo como sua publicidade os impactará até o momento final da compra. Para tanto, aplicar alguns conceitos básicos para otimizar a usabilidade da sua interface se faz uma estratégia necessária - contar com um serviço especializado que elabore soluções customizadas e coniventes com os objetivos do seu negócio, neste sentido, faz toda a diferença para conquistar uma presença digital de peso, impactando no aumento das vendas e na satisfação dos usuários.

Confira 6 princípios fundamentais que a sua interface deve seguir para oferecer uma boa experiência de navegação aos clientes!

Consistência

Um elemento com determinada função na interface não deve parecer com outro comando, a menos que eles tenham o mesmo efeito ou comportamento. Para aumentar a intuitividade do usuário ao navegar e facilitar o reconhecimento, é importante que uma mesma operação esteja na mesma localização na página em todas as telas, sendo formatada do mesmo modo.

“Falar” com a linguagem do usuário

Os termos utilizados na interface devem seguir o tipo de linguagem comum ao usuário, e não serem baseados nas terminologias técnicas do sistema! Lembre-se que a interface é feita para ser usada, e não para parecer brilhante: ela deve agradar seus clientes. Certifique-se de empregar conceitos, frases e expressões que sejam familiares aos usuários.

Simplicidade

Mais uma vez, a funcionalidade fala mais alto que a sofisticação quando se trata de usabilidade. Um website que se encaixa nesta linha é intuitivo, direto e facilmente navegável: a interface deve ser o mais simples possível, oferecendo nada mais nada menos do que exatamente aquilo que o usuário precisa.

Mensagens de erro bem formuladas

As mensagens de erro oferecidas ao usuário não devem ser codificadas, apostando sempre na clareza da linguagem. Tenha em mente que a intenção, aqui, é ajudar seu cliente a solucionar um problema, e não intimidar, confundir ou culpar.

Organização inteligente

A organização inteligente dos elementos da interface faz toda a diferença para a experiência do usuário. Isto faz com que as pessoas entendam a utilização da página de maneira muito mais fácil e rápida. O ideal, assim, é agrupar as informações e comandos que pertencem a um mesmo contexto, criando relações diretas e naturais entre os elementos por cor, posicionamento ou orientação. Não force o usuário a descobrir como navegar pela interface - faça com que o uso seja claro e intuitivo!

Autocompletar campos

A necessidade de preencher dados para realizar uma compra, fazer cadastros ou ter acesso a algum conteúdo provavelmente já fez seu negócio perder alguns clientes ou visitantes. Oferecer a solução de autocompletar campos é uma estratégia importante para reduzir a taxa de abandono do site antes de gerar conversão e aumentar a eficácia da interface.

O investimento em UX certamente gera um ROI (retorno sobre investimento) mais do que satisfatório. Otimizando a usabilidade da sua interface, é possível colher frutos de produtividade, aumento das vendas e revendas, redução de tempo e custos com manutenção e, é claro, garantia da satisfação do usuário. Se você deseja usufruir de todos estes benefícios e transformar o site da sua empresa em uma verdadeira ferramenta de conversão, venha conversar conosco!

6 princípios essenciais que garantem a usabilidade da sua interface
Compartilhe isso