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5 habilidades fundamentais que todo profissional de TI deve ter

A área de TI está em constante mudança e exige certas habilidades-chave de seus profissionais, que também precisam estar aptos para se reinventar a todo instante. As competências necessárias para atuar no segmento estão longe de ser só técnicas - organização, planejamento pessoal, espírito de equipe e habilidades sociais estão entre as capacitações mais importantes para desenvolver um bom trabalho neste campo fascinante de transformações e rápida evolução.

Quem atua na área sabe: muitas competências são verdadeiros desafios e exigem bastante estudo, empenho e dedicação para serem desenvolvidas no dia a dia, inclusive aquelas que fogem dos conhecimentos mais tradicionais de TI. Confira 5 habilidades fundamentais que todo profissional do setor deve ter!

1. Capacidade de adaptação

Justamente por estar inserido em um contexto de transformações e atualizações constantes, o profissional da área, por via de regra, deve possuir capacidade de se adaptar facilmente. Se você escolheu atuar no campo de TI, optou também por ser um agente da mudança. Se a profissão se modifica e reinventa de maneira veloz, é responsabilidade dos profissionais se transformarem junto com ela. Nos dias de hoje, praticamente não existe algum setor da vida humana que não seja afetado pela tecnologia - para que os benefícios deste progresso continuem a facilitar o trabalho das organizações e a rotina de todos, o entendimento da mudança e a adaptabilidade à atualização são indispensáveis para quem decidiu ser um profissional do futuro.

2. Competência para análise de dados

Saber lidar com o fluxo de informação é habilidade cada vez mais imprescindível no contexto atual da TI. O aspecto social - o modo como as pessoas trabalham, aprendem, brincam, compartilham, fazem compras, se organizam - têm ganhado força na atuação de diversas empresas e passa necessariamente pelo grande volume de dados, estruturados e não-estruturados. Compreender a relação entre estas informações, o conteúdo gerado pelos usuários e a atribuição destes dados aos públicos interessados é dar um passo rumo ao que há de mais novo e instigante na área de TI. Para isso, é necessário que o profissional possua conhecimentos especializados na avaliação e implementação de sistemas de Big Data.

3. Habilidade de gerenciamento de projetos e administração do trabalho

Você é capaz de planejar e administrar seu trabalho a curto e longo prazo? Esta é outra habilidade indispensável para o profissional de TI. Saber gerenciar suas tarefas de modo a definir o que deve ser feito hoje, amanhã e na próxima semana é essencial. Mais do que isso, o importante não é apenas saber “o quê” deve ser feito - mas também o “como”. Quer você trabalhe com administração ou desenvolvimento de rede, é necessário colocar em prática suas habilidades de gerenciamento de atividades. Se você não é capaz de planejar-se, imagine então lidar com projetos complexos e gestão de pessoas?

4. Pensamento estratégico

Cada vez mais as organizações reconhecem a importância da estratégia na TI e o modo como ela acarreta valor para a empresa como um todo. Assim, como prestador de serviços, o profissional da área deve conhecer os planos estratégicos e promovê-los e apoiá-los no seu ambiente de trabalho. Se a companhia na qual você trabalha não possui um plano estratégico de TI, por que não elaborar um? É possível começar aplicando-o no seu departamento para futuramente abranger toda a corporação.

5. Saber comunicar com o cliente

Esta é uma habilidade especialmente importante para os profissionais de TI. Todo funcionário da área é, antes de tudo, um consultor: a capacidade de obter informações do cliente e entender suas necessidades é indispensável para satisfazê-lo e desenvolver um trabalho bem-sucedido. É necessário que a compreensão do negócio dos clientes seja total: para isso, saiba ouvir. Saber informar ao seu cliente o andamento dos projetos e o objetivo final a ser alcançado com seus serviços também é crucial.

Manter-se a par das tendências da área, pesquisar sempre e compreender a cultura da empresa na qual se está inserido são outras habilidades importantes para o profissional de TI. A constante mutação do campo de trabalho também envolve a necessidade de atualização e um aguçado senso colaborativo - não apenas em relação aos outros membros da equipe, mas também a todos que usufruem dos avanços conquistados pelos esforços cotidianos deste profissional.

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