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5 comportamentos que atrapalham a sua gestão de TI

Não é preciso nem dizer: o setor de TI é fundamental em qualquer empresa. Para que todos os funcionários possam executar suas atividades da maneira mais eficiente possível, é preciso que eles contem com a ajuda de sistemas e tecnologias da informação. Por este motivo, destinar atenção à área e investir, cada vez mais, no seu desenvolvimento são ações essenciais.

Entretanto, dados revelam que em muitas das vezes a área é deixada de lado. De acordo com as pesquisas da empresa norte-americana Standish Group, apenas 29% dos projetos de TI das empresas são concluídos com êxito. A principal causa deste fato, segundo o mesmo relatório, é a má gestão do setor.

Com este típico problema empresarial em mente, elaboramos uma lista dos principais comportamentos e maus hábitos que devem ser evitados na hora de gerir o setor de Tecnologia da Informação. Vamos conferir?

1. Não contratar profissionais e especialistas em TI

Mesmo que pareça um erro óbvio, esta é uma das grandes causas da má gestão da área. Para que haja um bom funcionamento dos projetos de TI na sua empresa, é preciso que você disponha de um número adequado de profissionais do setor. Em muitos casos, a ausência destes especialistas resulta na má manutenção dos sistemas de informação, o que causa diversos problemas para o negócio como um todo.

Não possuindo uma equipe qualificada para os serviços de TI, você corre o risco de não conseguir desenvolver os projetos da sua empresa. Sem profissionais especializados para atuar na área, sua equipe só terá tempo para resolver as situações emergenciais, tirando, desta forma, o foco no desenvolvimento de tecnologias mais eficazes e produtivas.

2. Não analisar os problemas e as principais necessidades

Outro mau comportamento bem frequente na gestão de TI é a pressa para solucionar problemas sem conhecer profundamente a sua causa. Esta atitude, geralmente causada pelo excesso de erros no sistema, pode resultar na deficiência do setor em atender adequadamente as demandas dos projetos desenvolvidos pela empresa.

Em muitos casos, este comportamento é resultado de uma má comunicação entre as partes envolvidas. Para que a situação não volte a ocorrer em sua empresa, é preciso que haja um treinamento dos profissionais de TI, no sentido de promover um melhor diálogo com os outros setores e analisar cuidadosamente as suas necessidades. Desta maneira, é possível resolver as eventuais dificuldades da forma adequada.

3. Não administrar bem o tempo

Se os profissionais responsáveis pela gestão dos sistemas e tecnologias de informação da sua empresa não conseguirem administrar bem o tempo, é impossível que os projetos e os serviços desenvolvidos pelo setor tenham êxito. Há trabalhos que não exigem um longo período para execução, mas existem também atividades que demandam um processo mais longo e demorado de desenvolvimento. Para todos os tipos de tarefas, é importante que a gestão de TI se organize e planeje adequadamente os prazos.

Neste sentido, adotar aplicativos ou modelos de gestão no setor de TI é uma excelente opção para evitar este tipo de transtorno. Com estes aplicativos, a equipe responsável conseguirá se programar e cumprir mais facilmente os prazos estipulados.

4. Não criar e manter uma documentação com informações sobre a infraestrutura de TI

Para que haja o controle e a manutenção adequados nos sistemas e na tecnologia de informação da sua empresa, é necessário criar uma documentação que reúna todas as informações da infraestrutura de TI. Desta forma, você consegue evitar algum desconhecimento, por parte da equipe, das partes que compõem o sistema do seu negócio.

Pode parecer impressionante, mas este é um erro bem comum. Além da organização e planejamento do próprio setor, o controle e a manutenção de inventários são ações muito importantes para gerir a área de TI. Por isso, mapeie o que é de responsabilidade dos profissionais que atuam no segmento e registre estes dados para promover uma melhor manutenção das tecnologias.

5. Não buscar inovações e melhorias para as soluções

Sim, o investimento em inovações e melhorias para as soluções em TI é muito importante para manter e agregar valor ao setor. Portanto, não hesite em buscar os melhores produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Além de conseguir que as atividades de TI se desenvolvam mais produtiva e rapidamente, você também conseguirá aprimorar os projetos de outras áreas.

Planejamento, organização e investimento: estas três ações podem melhorar (e muito!) a gestão de TI de sua empresa. Evitando os comportamentos acima, ficará mais fácil alcançar bons resultados e desenvolver seus produtos e serviços com mais eficiência.

E para você, qual é o pior hábito na gestão de TI?

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