/ bigdata

3 passos essenciais para ganhar confiança em iniciativas de Big Data

O número de benefícios que o Big Data trouxe para as empresas apenas poderá ser medido quando, no futuro, comparar-se os avanços do mercado hoje com os avanços alcançados nas décadas passadas. A quantidade de informação coletada, analisada e utilizada para se criar melhores produtos e serviços e oferecer uma melhor experiência de compra coloca as empresas em uma nova era da informação.

Ainda assim, muitos empresários têm receio de se adaptar a esta nova realidade e enxergam no Big Data não um aliado, mas uma ameaça às formas de trabalho cultuadas pela sua empresa. Para tentar diminuir estas barreiras, abaixo nos aprofundamos em três dicas para você ganhar confiança em iniciativas de Big Data e começar a tirar proveito desta tecnologia revolucionária o mais rápido possível no seu negócio!

1. Observe o mercado: os avanços falam por si só

Apesar de Big Data ser um conceito novo no universo empresarial, a fase do pioneirismo já passou. Isto significa que será fácil encontrar empresas utilizando grandes volumes de dados para criar operações mais eficientes.

Desta forma, aproveite para aprender com quem já está trabalhando com Big Data quais são os melhores caminhos que sua empresa pode trilhar. Veja quais aplicações podem ser utilizadas no seu negócio que você ganhe um real diferencial competitivo, seja melhorando seus serviços ou proporcionando uma experiência de compra diversificada e personalizada para os seus clientes.

Sim, basicamente todas as áreas da sua empresa podem tirar proveito de Big Data e possivelmente outras empresas já o estão fazendo. Neste contexto, olhar com atenção para o mercado e acompanhar a evolução de quem já faz uso da ferramenta é a melhor maneira para ganhar confiança e eliminar a descrença no poder do conceito - de uma vez por todas!

2. Entenda como o Big Data pode te ajudar

Aproveitar a hype do conceito de Big Data e forçar a entrada de certos setores nas aplicações da ferramenta é um erro comum entre os empresários. Apesar de ser uma área bastante ampla, pode ser que a solução não se encaixe para um determinado segmento da sua empresa.

Entender como o Big Data pode te ajudar é um passo importante para ganhar confiança no conceito e usufruir dos seus inúmeros benefícios, e isto apenas irá acontecer se você dominar os problemas do seu negócio. Foque também em estabelecer expectativas sensatas em relação aos avanços que o Big Data trará. Muitas vezes, serão necessários meses de ajustes na tecnologia para que ela esteja de acordo com o seu produto ou serviço. Confiar no Big Data como a solução para absolutamente todos os problemas da sua empresa pode criar uma frustração que nada tem a ver com o conceito. Os ganhos são muitos, mas compreender os processos do seu próprio empreendimento e também as funcionalidades do conceito é uma atitude crucial para alcançar resultados.

3. Migre aos poucos

Apesar de toda a ideia de revolução na era da informação que o Big Data proporciona, é mais sensato que sua empresa o adote aos poucos, de maneira tão flexível que seja possível voltar ao estado anterior a qualquer momento. Com esta cautela em mente, fica mais fácil entender que a análise do BD é uma exploração: você pode, inclusive, descobrir grande importância em áreas que são completamente inesperadas. A flexibilidade acerca da metodologia e das ferramentas, assim, permite um ajuste gradual e eficiente do processo de implantação do conceito na sua empresa, o que não significa ter que arcar com as mudanças de forma abrupta. Quanto mais dinâmica for a adoção do modelo, neste sentido, melhor será a administração dos possíveis problemas e falhas.

Ninguém cobra de um gestor que aceite e adote o Big Data logo de início, mas estar aberto a descobrir as vantagens do conceito pode ajudar a posicionar melhor sua empresa em um mercado que está cada vez mais competitivo. De fato, é complicado abrir mão dos processos de tomadas de decisões praticados durante anos nas organizações e abrir os olhos para o fato de que o Big Data, indubitavelmente, funciona. Por isso é tão importante construir a confiança acerca dos seus benefícios. Pesquise a fundo, procure especialistas capacitados e expanda os horizontes da sua empresa rumo ao futuro da tecnologia aplicada ao meio empresarial - ele já pode estar em suas mãos. Os resultados provarão que os esforços certamente valem a pena!

3 passos essenciais para ganhar confiança em iniciativas de Big Data
Compartilhe isso